MD-412 Genética Médica I

Software e Recursos para Exercícios Práticos da Análise de Dados
Segundo Semestre de 2001

 [Software | Dados | Resultados | Exercícios | Classe de 1998 | Classe de 1999 ]
 

Objetivos

Nesta parte do curso os alunos aprenderão a criar uma base de dados biométricos e individuais com a finalidade de realizar um conjunto de análises estatísticas básicas. Será usado o software EPI-INFO para DOS. O conjunto de dados foi previamente coletado através de fichas individuais. Os dados já digitados serão colocados à disposição dos alunos. Uma lista de exercícios será especificada pelo professor.
 

EPI-INFO

Este é um programa para DOS, de gerenciamento e análise estatística de dados, que usaremos durante todo o curso.

Para copiar este software, clique em cada um dos discos abaixo. Coloque um disquete formatado vazio no drive A: para cada um, e escolha 3 1/2 Floppy A:  na caixa de diálogo que aparecer. Para instalar o software, copie todos os disquetes para um diretório temporário em seu computador (C:/TEMP) e usando o Disk Explorer, clique duas vezes sobre o nome de cada arquivo EXE neste diretório. Finalmente, clique duas vezes sobre o nome INSTALL no diretório, e responda às perguntas de instalação.
Para usar, execute o arquivo EPI no diretório C:/EPI6.

Disco 1
Disco 2
Disco 3
Manual (opcional)
Arquivo README
Arquivo de atualização das datas dos exemplos de dados

Para maiores informações sobre o software, ou para baixar a última versão, acesse o site da CDC (Centers for Disease Control and Prevention, EUA).
 

Dados para Análise

Os dados reais foram coletados.
Consiste de uma ficha de avaliação do parto, obtidos em cinco municípios na região de Campinas.
Leia aqui a descrição da ficha de coleta de dados.

Clique com o botão direito do mouse nos nomes dos arquivos abaixo para descarregá-los para seu computador. Escolha a opção "Salvar Vínculo Como" (ou "Save Link As") e o diretório ou disquete para onde vai o arquivo. Não modifique esses arquivos !

dados99.qes
dados99.rec

Exercícios a Serem Realizados

Leia aqui os exercícios que você precisa fazer e entregar para nota. Envie por email para sabbatin@nib.unicamp.br até o dia 5/12/2000. O exercício é individual.
 



sabbatin@nib.unicamp.br
Última atualização: 19.Novembro.00