MD-412 Genética Médica I

Software e Recursos para Exercícios Práticos da Análise de Dados
Segundo Semestre de 1999

 [Software | Dados | Resultados | Exercícios | Classe de 1998 ]
 

Objetivos

Nesta parte do curso os alunos aprenderão a criar uma base de dados biométricos e individuais com a finalidade de realizar um conjunto de análises estatísticas básicas. Será usado o software EPI-INFO para DOS. O conjunto de dados foi previamente coletado através de fichas individuais. Os dados já digitados serão colocados à disposição dos alunos. Uma lista de exercícios será especificada pelo professor.
 

EPI-INFO

Este é um programa para DOS, de gerenciamento e análise estatística de dados, que usaremos durante todo o curso.

Para copiar este software, clique em cada um dos discos abaixo. Coloque um disquete formatado vazio no drive A: para cada um, e escolha 3 1/2 Floppy A:  na caixa de diálogo que aparecer. Para instalar o software, copie todos os disquetes para um diretório temporário em seu computador (C:/TEMP) e usando o Disk Explorer, clique duas vezes sobre o nome de cada arquivo EXE neste diretório. Finalmente, clique duas vezes sobre o nome INSTALL no diretório, e responda às perguntas de instalação.
Para usar, execute o arquivo EPI no diretório C:/EPI6.

Disco 1
Disco 2
Disco 3
Disco 4
Manual (opcional)

Para maiores informações sobre o software, ou para baixar a última versão, acesse o site da CDC (Centers for Disease Control and Prevention, EUA).
 

Dados para Análise

Os dados reais foram coletados. Clique com o botão direito do mouse nos nomes dos arquivos abaixo para descarregá-los para seu computador. Escolha a opção "Salvar Vínculo Como" (ou "Save Link As") e o diretório ou disquete para onde vai o arquivo. Não modifique esses arquivos !

dados99.qes
dados99.rec

Exercícios a Serem Realizados

Os exercícios deverão ser realizados pelo aluno em quatro módulos, correspondentes às aulas teóricas, e entregues ao longo do curso.
Leia aqui os exercícios referentes a cada módulo.
 

Instruções

  1. Pegue com o professor ou baixe da Internet o conjunto de dados correspondente ao seu grupo. Ele já está em formato compatível com o Epi-Info. Os conjuntos de dados são ligeiramente diferentes entre si, o que dará resultados também diferentes
  2. Analise os dados, de acordo com a lista de exercícios abaixo, usando o Epi-Info. Cada análise deverá ser seguida de um texto de sua autoria, listando as principais conclusões derivadas da análise, a respeito da amostra
  3. Se precisar do Epi-Info para instalar em seu computador particular, ele é de domínio público. Poderá achá-lo para baixar da Internet, no site da disciplina
  4. Entregue o relatório da cada Módulo na semana seguinte ao da aula correspondente. Relatórios entregues fora do prazo não serão aceitos e levarão nota zero. O prazo será sempre às segundas-feiras até as 17:00 horas.
  5. O relatório deverá ser entregue em forma impressa, e poderá ser elaborado em MS Word, com gráficos em MS Excel, ou impressos a partir do Epi-Info.
  6. O relatório é individual
  7. A cópia de um relatório de outro aluno implicará na nota zero para ambos
  8. Cada um dos quatro módulos valerá uma nota entre zero e dois, que serão somados para dar uma nota final entre zero e oito para o relatório. O professor atribuirá até dois pontos adicionais ao conjunto do trabalho, com base na qualidade, criatividade e comparação entre os relatórios, chegando a um total máximo de 10. Essa nota vale dois pontos na média final da disciplina

Datas de Entrega dos Relatórios
 
Grupo
Módulo I
Módulo II
Módulo III
Módulo IV
A 30/8 20/9 27/9 4/10
B 23/8 20/9 27/9 4/10
C 16/8 13/9 20/9 4/10
D 30/8 20/9 27/9 4/10
E 23/8 13/9 20/9 4/10
F 30/8 13/9 20/9 4/10



sabbatin@nib.unicamp.br
Última atualização: 05.Agosto.99