Trabalho Prático em Bioestatística

MD-412 – Primeiro Semestre de 2000

http://www.nib.unicamp.br/cursos/md412
 

Módulo I – Análise Estatística Descritiva

  1. Para a variável ESCOLARIDADE MATERNA, calcule a freqüência absoluta, relativa, e relativa cumulativa, e obtenha um gráfico de barras.
  2. Para s variável IDADE MATERNA, faça a tabela e o histograma de distribuição por intervalos, e analise a média, desvio padrão, variância, percentís, mínimo, máximo, mediana e moda.
  3. Faça uma listagem contendo o nome, idade, sexo da criança, idade gestacional e peso ao nascer de todos os registros em que houve problemas no nascimento (peso abaixo de 2.500 g ou problemas de saúde na maternidade). Dica: use o comando SELECT
Módulo II – Teste de Hipóteses – Variáveis Escalares
  1. Teste a hipótese de que mulheres mais jovens apresentam diferença em relação a mulheres mais idosas com relação a problemas de saúde do bebê na maternidade
  2. Teste a hipótese de que o número de consultas pré-natais difere entre as mulheres de acordo com o grau de escolaridade.
Módulo III – Teste de Hipóteses – Variáveis Nominais
  1. Teste a hipótese de que a realização de cesárea está associado à realização de pré-natal
  2. Teste a hipótese de que, para todos os bebês que tiveram problemas na maternidade e tiveram peso ao nascimento menor que 2.500 gramas, houve associação entre a realização de exame pré-natal e tipo de parto (dica: use SELECT)
Módulo IV – Correlação e Regressão
  1. Teste a hipótese se existe correlação entre renda familiar e peso ao nascimento. Calcule a regressão linear e faça o gráfico.