Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo

MedLinks

Uma Coletânea de Novidades na Internet Médica

Neste Número:
 
 

Veja também: Catálogo Brasileiro da Internet em Medicina e Saúde


American Journal of Nursing

http://www.ajn.org

Este é um dos melhores sites em enfermagem. Originalmente era apenas uma versão eletrônica da conhecida revista de enfermagem, com artigos em texto completo, a partir de janeiro de 1995. Posteriormente, passou a incluir o texto do The American Journal of Maternal/Child Nursing. Atualmente é gerenciado pela Lipincott, uma grande editora e tem uma série de recursos adicionais de informação em pesquisa, ensino e assistência em enfermagem, tais como o Guia da Carreira annual, informações sobre associações, certificação, oferta de empregos, etc. As enfermeiras podem também realizar testes on-line de educação continuada. 

LUMEN (Loyola University Medical Education Network)

http://www.meddean.luc.edu/lumen/

A Loyola University, de New Orleans, EUA, desenvolveu aqui um formidável recurso de apoio à educação médica usando a Internet. Na seção de anatomia existe um curso de anatomia seccional, a seção de alergia tem uma excelente introdução à anafilaxia, e a seção de pneumologia tem vídeos mostrando a expansão torácica na respiração. Os recursos disponíveis incluem video, som e gráficos. As áreas mais representadas atualmente são histologia, neurologia, medicina geral e anatomia, mas outras tem sido adicionadas rapidamente 

OncoLink

http://www.oncolink.upenn.edu 

Quando o Dr..Loren Buhle, da Universidade de Pennsylvania, EUA, tinha um pequeno paciente com câncer, ele tinha dificuldade em achar rapidamente informações a respeito. Em resposta a esse problema, ele desenvolveu OncoLink, um dos melhores recursos de informação sobre câncer existentes atualmente na Internet (o outro é o US National Cancer Institute). A informação disponível no OncoLink está destinada tanto para os profissionais quanto para o público geral. Ele inclui um boletim de notícia sobre câncer, links para revistas científicas e um mecanismo de busca, além de milhares de links para outros sites na Internet. Um extenso catálogo permite o acesso por doença ou por especialidade, e existem links para o PDQ (Physician Data Query) e CancerLit, dois recursos mantidospelo NCI sobre a literatura científica em oncologia. Oncologia pediátria e a seção de apoio psicosocial aos pacientes são dois pontos fortes deste imperdível site. 

Fundação Oswaldo Cruz

http://www.fiocruz.br

Um dos sites mais visitados na área de saúde, no Brasil, é rico em informações sobre o famoso Instituto de Manguinhos, no Rio de Janeiro, local de muitas atividades de pesquisa, desenvolvimento, ensino e assistência em saúde (é um órgão do Ministério da Saúde). Entre outras coisas de interesse, o site tem o SINITOX (Sistema Nacional de Informações em Tóxico-Farmacológicas), e várias publicações, entre as quais o InfoSaúde e o tradicional Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, ambos on-line em texto completo. Há também informações sobre o Canal Saúde (TV), biblioteca, videoteca, a Rede FioCruz e cursos.


Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo



 
Publicação: 
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP  
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas  
© 1997 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio: 
  
Searle  
Brasil 
Brasil