Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo

MedLinks

Uma Coletânea de Novidades na Internet Médica

Neste Número:

Veja também: Catálogo Brasileiro da Internet em Medicina e Saúde


Sua Saude On-Line
http://members.aol.com/hpleite/index.html
Bonita publicação elaborada por uma médica brasileira, Helena Leite. Contém notícias, artigos e dicas sobre medicina e saúde para leigos.

Sociedade de Cardiologia do Estado de Sao Paulo
Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
http://www.socesp.org.br/

Site oficial da maior sociedade regional de cardiologia do Brasil, contém muitas informações sobre a sociedade, destacando-se a programação de atividades de educação médica continuada, a programação completa do congresso anual da SOCESP, arquivos que podem ser copiados contendo os resumos dos temas livres, e também a Revista da SOCESP (http://www.socesp.org.br/revista/) , em texto completo e imagens.

Unidade Radiológica Paulista
http://www.urp.com
Um dos melhores exemplos de sites de clínicas particulares, a URP é um centro diagnóstico por imagens da cidade de São Paulo. Este site tem a descrição e localização de todas as filiais, exames que realiza (com descrição, foto do equipamento e imagens típicas), home-pages de quase toda a equipe clínica, etc. Também tem extenso material educacional produzido pelo seu Centro de Estudos, inclusive o "caso do mês", com prêmios para quem acertar o diagnóstico de imagem.


HospitalWeb
http://neuro-www.mgh.harvard.edu/hospitalweb.nclk
Excelente site mantido pelo Hospital Geral de Massachussetts, filiado à Universidade de Harvard, contém uma listagem com os endereços na WWW de milhares de hospitais nos EUA e fora dos EUA. Curiosamente, não tem um hospital sequer do Brasil, mas para isso você pode olhar no catálogo nacional Surf (http://www.surf.com.br/Saude/hospitais).

The New England Journal of Medicine
http://www.nejm.com
Uma das mais antigas e tradicionais revistas médicas do mundo (184 anos de idade), para não dizer que é uma das três mais lidas e prestigiadas; coloca agora sua edição on-line, com periodicidade semanal. A versão gratuita contém os resumos dos artigos. Para ler os artigos completos na WWW é necessário assinar a revista.

National Library of Medicine's OnLine Exhibitions
http://www.nlm.nih.gov
Fantástica galeria on-line de exposições de imagens e arte relacionadas à medicina, com constantes adições. Entre as exposições atuais, tem: Cultura Islâmica e as Artes Médicas, Uma Breve História da Cesárea, A Arte da Medicina no Século XXI, Imagens da História da Saúde Pública, Paracelso, Quinhentos Anos, Perez on Medicine (pinturas humorísticas lindíssimas sobre as diversas especialidades médicas), etc. Imperdível.


http://www.transweb.org
Completo site informativo sobre transplantes de órgãos, é dividido em seis seções: Notícias, Focalizando os Pacientes de Transplante, Informação para Profissionais Médicos, Doação e Órgãos e Tecidos, Recursos sobre Transplantes na Internet, Biblioteca e Índice. Inclui centenas de links, artigos, etc. Tem também um mecanismo de busca por palavras-chave.


Preview the Heart
http://sln2.fi.edu/biosci/preview/heartpreview.html
Maravilhoso site do Franklin Institute, contendo uma exibição on-line multimídia sobre o coração, sua anatomia, fisiologia, doenças, etc. Contém grande número de excelentes ilustrações, videoclipes sobre o sistema cardiovascular, cirurgia cardíaca, e até clipes sonoros com murmúrios cardíacos. Embora tenha sido feito para leigos, este ultra-premiado site merece ser visto por todos os profissionais da área.

Breast Cancer Information Center
http://nysernet.org/bcic/
Um dos melhores e mais informativos sites sobre câncer de mama, também voltado para leigos, mas com grande quantidade de links para informação profissional.


Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:

Searle Farmacêutica
Brasil