Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Pesquisa Bibliográfica na Internet


Curso Continuado de Internet em Medicina [2]

Renato M.E. Sabbatini

Um dos maiores benefícios da Internet para o médico é a possibilidade de realizar pesquisas bibliográficas pela Internet. Aprenda nesse artigos quais são os melhores sites, e como acessá-los.

[ Acesso à MEDLINE | Acesso às Publicações Originais | Serviços de Alerta, Resumos e Notícias | O Autor ]


O acesso rápido e atualizado à informação científica é de fundamental importância para a Medicina. Os meios tradicionais, como os periódicos, anais de congressos e livros, são, até hoje, a principal forma de divulgação de conhecimento, e representam um enorme volume acumulado de saber. Além disso, a literatura médica está crescendo de uma forma exponencial, tornando muito difícil para o médico acompanhar o progresso do conhecimento, até mesmo dentro da própria especialidade (a National Library of Medicine, a maior biblioteca médica do mundo, estima que o volume de informação publicado em Medicina esteja duplicando a cada quatro anos !).

Desde o século passado, foram desenvolvidos vários recursos para facilitar a pesquisa de artigos médicos. Quase todo mundo conhece o Index Medicus, produzido pela NLM, e que indexa as principais revistas médicas do mundo, facilitando em muito a pesquisa bibliográfica. Nas duas últimas décadas, a colocação dessa base de dados bibliográficos em forma computadorizada, disponível nas formas on-line (ou seja, através de redes de computadores) e em CD-ROM, revolucionou e popularizou o acesso à informação contida no MEDLINE, que é como se chama o sistema desenvolvido pela NLM. O acesso on-line tem muitas vantagens em relação ao CD-ROM. A base de dados está sempre atualizada com as últimas referências, todos os anos do MEDLINE estão acumulados em um único arquivo,. e paga-se apenas pelo uso (para um usuário ocasional, o custo do CD-ROM é injustificado).

Até 1996, o acesso on-line à MEDLINE era possível apenas através de redes dedicadas, como o RENPAC, e era muito caro. Atualmente, é possível realizar-se a pesquisa bibliográfica muito facilmente através da Internet e da WWW (World Wide Web), usando o programa Netscape ou Internet Explorer. O melhor de tudo é que esse acesso, inclusive através da NLM, já é inteiramente gratuito, inclusive com resumos, e dando a possibilidade de solicitar a separata pelo próprio acesso on-line.

Como muitas revistas médicas também estão sendo colocadas na Internet, no futuro será cada vez mais fácil localizar os artigos pesquisados através da rede. O MEDLINE ainda não inclui links para os artigos completos on-line, mas falta pouco para isso. De qualquer forma, para pesquisar os artigos on-line já existem muitos recursos, chamados mecanismos de busca, como o Altavista (http://www.altavista.digital.com), o HotBot (http://www.hotbor.com/), etc. (veja o artigo "Procurando Informação Médica na Internet", no número passado da revista Intermedic). Para facilitar a vida do médico que quer se manter atualizado, existem sites de notícias médicas, e até de "clubes de referata" (journal clubs), onde são resenhadas as principais publicações médicas do mundo, semanalmente.

Acesso à Medline

A pesquisa bibliográfica pelo MEDLINE é muito simples. Basta apontar o seu programa para um dos endereços que damos abaixo, e preencher os campos com as palavras-chave desejadas. Cada site usa um mecanismo de busca ligeiramente diferente. Alguns oferecem uma busca rápida, com poucas opções, bem como uma busca mais sofisticada (por exemplo, por autor, por palavra de título, ano, idioma, usando expressões lógicas do tipo AND e OR, etc.).

A base original da MEDLINE já pode ser feita gratuitamente na própria National Library of Medicine, em um site chamado PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed), desenvolvido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI). É um dos melhores mecanismo de busca, pois utiliza conceitos avançados de similaridade de temas (por exemplo, ao lado de cada artigo achado, existe um link chamado "See Related Articles", que refina tremendamente a busca, dando ótimos resultados. Como desvantagem, não possibilita o pedido on-line de separatas.

Veja abaixo uma seqüência típica de pesquisa no PubMed:

Na tela inicial de busca simplificada (rápida), você digita em que base deseja realizar a pesquisa, as palavras-chave a serem usadas, o número de referências que devem ser listadas por página, e o limite quanto às datas de publicação.


Clique na imagem para ver em tamanho maior

O servidor realiza uma pesquisa na base de dados, e retorna uma lista de trabalhos localizados. Cada trabalho é apresentado com um  "link" para o resumo, e outro "link" para realizar outra pesquisa com base em similaridade com o artigo indicado. Além disso, o usuário pode clicar em uma caixa para escolher os resumos que deseja ler.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

Os resumos selecionados são mostrados na tela. Existem botões na sua parte inferior que permitem armazenar o conteúdo da página em formato PC ou Macintosh no disco rígido local.

Clique na imagem para ver em tamanho maior 

No Brasil, o site de acesso oficial é a BIREME (http://www.bireme.br). O acesso é pago, com senha, que pode ser registrada via Internet. As bases disponíveis são a MEDLINE (de 1986 para cá), e LILACS (completa). O custo é de 7 centavos por referência recuperada. Permite também consulta ao DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) gratuitamente, em português, espanhol e inglês. Os pedidos de separata podem ser feitos on-line, apenas pelos inscritos, e são baratos (R$ 3,80 por artigo de 10 páginas), sendo enviados pelo correio ou por fax (R$ 2,10 por página). Um sistema chamado BITNICS, permite que você tenha uma conta corrente, na forma de crédito depositado, que é deduzido a cada uso do sistema. Recentemente, a BIREME anunciou que também vai disponibilizar gratuitamente o acesso à MEDLINE.

Em nível internacional, um dos sistemas mais conhecidos e usados é o Healthgate (http://www.healthgate.com/HealthGate/MEDLINE/search.shtml ), uma empresa americana. O acesso é gratuito, e tem a vantagem de dar acesso à várias outras bases bibliográficas (AIDSLINE, ONCOLINE, etc.). O mecanismo de busca tem muitas opções, na Página Avançada. Tem pedidos de separatas on-line, mas a preços muito altos.

Outro sistema muito interessante é o MedScape (http://www.medscape.com/). Tem um bom sistema de busca, gratuito para profissionais de saúde que se registrem previamente (recebendo uma senha). Faz pesquisa na MEDLINE, AIDSLINE e TOXLINE, além na própria base de artigos médicos do MedScape. Tem a vantagem de ligar-se aos artigos on-line, quando existem, e fornece cópia relativamente barata do artigo por solicitação também on-line.


Evaluated Medline

O BioMedNet oferece um serviço diferenciado, denominado Evaluated MED-LINE (http://biomednet.com/db/medline). Além das pesquisas na base de dados bibliográficos, tem resenhas de alguns artigos, feitas por especialistas, e proporciona links diretos da referência bibliográfica para o artigo on-line em texto completo, quando existe, e links reversos, do artigo citado para MEDLINE.

Existem muitos outros serviços de acesso gratuitos e pagos à MEDLINE pela Internet. No Medical Matrix (http://www.medmatrix. org/index.asp) existe uma excelente relação dos principais, bem como uma tabela comparativa das características de cada um.

Acesso às Publicações Originais

O que fazer depois de se achar os artigos desejados através da pesquisa on-line ? Como comentamos, pode-se tentar localizar onde se encontram as revistas impressas ou pedir cópias xerox através do próprio serviço de busca. O acesso aos servidores de bibliotecas médicas brasileiras, como o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (http://www.unicamp.br/bc/) e da USP (http://www.usp.br/sibi/sibi.html), permite consultar o acervo de livros, teses e revistas disponíveis. Outra possibilidade é utilizar serviços de fornecimento de separatas, como o UnCoverWeb (http://uncweb. carl.org/), geralmente bem caros.

Entretanto, cada vez mais é possível acessar-se os números on-line de revistas. Existem alguns índices que você pode usar para saber se a revista desejada já está on-line. Um deles é o WWW Virtual Library, Electronic Journals (ejournal), que contém uma base de dados (WILMA) com todas as revistas indexadas e não indexadas. O endereço é http://www.edoc.com. Mas o MedWeb Electronic Journals (http://www.cc.emory.edu/WHSCL/medweb.html), desenvolvido pela Emory University, de Atlanta, EUA, é o que se considera o mais completo índice de revistas eletrônicas em medicina e saúde, divididas por especialidade

Uma lista atualizada dos periódicos médicos brasileiros on-line pode ser encontrado na revista Intermedic, no Catálogo Brasileiro de Medicina na Internet. O Grupo e*pub, do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, é o maior editor brasileiro de revistas eletrônicas, ajudando as editoras e as sociedades médicas a colocarem suas publicações na Internet.

Sistemas de Alerta, Resumos e Notícias

Ficar visitando a todo momento os sites de todas as revistas de interesse na Internet toma muito tempo e é muito desgastante. O melhor mesmo é visitar sites que tenham índices dos artigos publicados nas principais revistas médicas do mundo, com links para os sites originais. Um dos melhores é o WebMedLit (http://www.webmedlit.com/), que tem resumos de artigos de 18 revistas médicas importantes, divididas por especialidades. Atualmente são cobertas virologia e AIDS, cardiologia, oncologia, dermatologia,, diabetes, gastroenterologia, imunologia, neurologia e saúde da mulher. Outro bom serviço é o Journal Watch On-Line (http://www.jwatch.org/), noticioso bissemanal da Massachusetts Medical Society, com a desvantagem de ser pago.


O melhor site de notícias médicas para profissionais é o International Medical News (http://www.sma.org/intl/interndx .htm), que oferece manchetes e resumos dos principais artigos que sairam na literatura médica internacional, e é elaborado pela Southern Medical Association. Para notícias médicas voltadas para leigos (mas que também são muito úteis para o profissional atarefado), recomendamos os serviços IntelliHealth (http://www.intellihealth.com), da Johns Hopkins University Medical School, que também tem uma útil assinatura via email,. e o site da CNN Health (http://www.cnn.com/HEALTH), ambos de excelente qualidade.

Finalmente, existem sites na Internet onde se pode pesquisar títulos de livros publicados, e até comprá-los através da rede, como as livrarias virtuais. A melhor de todas é a Amazon (http://www.amazon.com), com 2,5 milhões de títulos, de livros de todos os temas (inclusive médicos), disponíveis ou esgotados. Aceita compra com cartão de crédito, e entrega pelo correio.


O Autor

Prof.Dr. Renato M.E. SabbatiniO Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini é diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, Coordenador da Disciplina de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade, e diretor de Informática da Associação Médica Brasileira. É também Editor-Chefe da Revista Informédica e da Revista Intermedic.

Email: renato@sabbatini.com Home Page: http://www.sabbatini.com.br/renato



Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil
Searle
Brasil