Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato


Ant Prox

Iniciantes


Glossário da Internet

Renato M.E. Sabbatini

Applet - Um pequeno programa na linguagem Java que pode ser incluído em uma página em HTML.

Banda - Também chamado de "largura de banda", se refere a velocidade de transmissão de um determinado trecho de uma rede.

Browser - Um software usado para acessar um servidor e enviar, receber ou visualizar informação. O Netscape é um exemplo

CGI (Common Gateway Interface) - Um conjunto de regras que especifica como se deve dar a intercomunicação entre um servidor da WWW e um outro software da mesma máquina.

Chat - Diálogo ou bate-papo via Internet ou BBS, que se processa em tempo real. Existem chats de texto, de voz e de vídeo.

Cliente - Um software usado para comunicar-se e trocar dados com um servidor, normalmente em um outro computador. Um browser como o Netscape é um exemplo de cliente específico para a WWW.

FTP (File Transfer Protocol) - Um conjunto de regras que permite a transferência de arquivos binários ou de texto entre dois computadores ligados à Internet. Um servidor que permite esse acesso se chama servidor FTP. Existe um método para copiar arquivos sem necessidade de ter senha de acesso: chama-se FTP anônimo, e dá acesso à áreas públicas de um servidor.

GIF (Graphics Interchange Format) - Um dos formatos de imagem digital comprimida mais populares na Internet, e que foi desenvolvida pela Compuserve. É automaticamente reconhecida e visualizada pela maioria dos browsers.

Home Page - Refere-se à página principal de informações em um site na WWW. Pode ser uma página pessoal ou de uma instituição, ou de um recurso de informação determinado.

Host - Hospedeiro, em inglês, refere-se a qualquer computador em uma rede que oferece serviços de acesso para outros computadores (servidor). Também se refere ao computador que oferece acesso à Internet via acesso discado ou linha privada.

HTML (HyperText Markup Language) - Uma linguagem de marcação de textos e imagens usada para formatar home pages e outros documentos para serem visualizados na WWW, e que implementa as funções do hipertexto. Ao receber uma página codificada em HTMLde um servidor da WWW, o software cliente (ou browser), converte-a em uma exibição em hipermídia.

HTTP (HyperText Transport Protocol) - O protocolo usado pela Internet para transmitir arquivos codificados em HTML entre um servidor e um cliente, na WWW.

Hipertexto - Um documento que contém vínculos, ou links, a outros pontos do mesmo documento, ou a outros documentos, arquivos de texto ou imagens disponíveis em algum servidor ligado à Internet. Clicando-se o mouse em um link, causa o HTTP a buscar e transmitir o arquivo indicado para o cliente.

Hipermídia - Denomina-se a tecnologia ou o seu produto, no qual se combinam as características da multimídia e do hipertexto (ou seja, permite a navegação não linear usando elementos de gráficos, textos, sons, etc.).

IP (Internet Protocol Number) - É um código numérico, constituido de quatro segmentos numéricos entre 0 e 255, usado pela Internet (protocolo TCP/IP) para identificar de forma única um host ou máquina ligada à Internet. Exemplo: 165.113.245.2. Um IP pode ser associado simbolicamente a um ou mais nomes de domínio,

Java - Uma linguagem de programação desenvolvida pela empresa Sun Microsystems especificamente para permitir a execução de programas dentro de um browser, após transmissão pela Internet. Usando pequenos programas em Java, chamados applets, diversas funções não disponíveis em HTML podem ser adicionadas à uma home page.

JPEG - Um padrão para imagens fotográficas e gráficos digitalizados comprimidos. Ë automaticamente reconhecido e visualizado pela maioria dos browsers.

Listserv - Um programa que permite a implementação de listas de distribuição ou listas de discussão na BITNET e na Internet. Existem outros programas similares em operação, tais como Listproc e Majordomo.

Login - Processo de entrada em um host ou computador remoto, que consiste no fornecimento de um identificador (o login propriamente dito) e uma senha (ou password), e que se validado corretamente, dá acesso ao mesmo, para uso da Internet.

MIDI - Uma interface e um protocolo específico para especificar seqüências sonoras polifônicas digitalizadas, e para conectar instrumentos musicais eletrônicos a computadores digitais.

Modem (MOdulator, DEModulator) - Um dispositivo eletrônico, ou equipamento conectado a um computador, que permite a transmissão digital de dados através do sistema telefônico normal.

MPEG - Um padrão para video digital comprimido. Arquivos neste formato têm a extensão .MPG ou .MPEG. É necessário um plug-in para poder visualizar o filme neste formato em seu browser.

Multimídia - Tecnologia que permite combinar, em um único programa ou método de acesso (rede, CD-ROM, etc.), informações em diferentes meios, tais como texto, imagens estáticas e dinâmicas, clipes de áudio e de vídeo. Inclui funções de interatividade, ou seja, a possibilidade do usuário interagir com o programa na forma de um diálogo bidirecional. Também chamado de multimeios.

Plug-in - Um software que adiciona recursos computacionais a um cliente ou browser da WWW, como por exemplo a visualização de videoclipes em MPEG, a audição de audioclipes em Real Audio, etc. Assim, o usuário necessita instalar apenas os plug-ins que necessita usar. A maioria dos plug-ins está disponível gratuitamente na própria Internet (uma lista de todos os plug-ins para o Netscape pode ser encontrada em www.netscape.com)

Real Audio - Um produto, desenvolvido por uma empresa norte-americana que utiliza uma tecnologia proprietária de streaming audio, ou seja, que permite a transmissão de arquivos de sons e outras informaçòes acopladas, podendo ouví-las a medida que o arquivo está chegando do servidor. Os arquivos em Real Audio têm a extensão .RA ou .RAM. A mesma empresa desenvolveu padrão semelhante para streaming video, chamado Real Video.

Servidor - Uma combinação de computador e software que fornece um ou mais serviços de provimento de informações e de funções computacionais a outros computadores ligados a uma rede; denominados de clientes.

URL (Uniform Resource Locator) - Uma forma padronizada de se especificar o endereço de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da WWW.

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Um conjunto de protocolos ou regras de comunicação que é a base de funcionamento da Internet e das intranets. Para que um computador de uma determinada marca e/ou sistema operacional possa se comunicar com a Internet, é necessário que ele tenha o protocolo TCP/IP, como é o caso do Windows 95.

WWW (World Wide Web) - O conjunto de servidores e o serviço de acesso à informação usando multimídia (texto, sons e imagens) baseado principalmente no protocolo HTTP.

Topo


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: