Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato


Ant Prox

Escolhendo um Provedor Internet

Estou querendo entrar na Internet. Entretanto, tenho muitas dúvidas com respeito a que provedor assinar, quais são os melhores, que serviços eles oferecem, preços, etc.

Os provedores de serviços Internet variam muito no Brasil, em termos de preços, confiabilidade, desempenho e serviços oferecidos. Por isso, é preciso considerar simultaneamente muitos fatores antes de tomar uma decisão. Embora seja fácil mudar de provedor, você precisa considerar que irá mudar também a configuração de acesso no seu computador, o endereço de correio eletrônico, e, provavelmente, da sua home page, por isso o ideal é uma estabilidade de mais longo prazo. Além disso, embora você talvez queira no momento apenas um acesso básico, provavelmente suas necessidades aumentarão no futuro.

Em primeiro lugar, você precisa decidir se pretende acessar a Internet somente na sua cidade, ou se pretende utilizar a partir de outras cidades, no Brasil, ou no exterior (quando estiver viajando). O motivo é que existem provedores que oferecem a possibilidade de acesso através de um número local (evitando o interurbano) em outras cidades além daquela onde você reside. Alguns provedores nacionais, como a Universo OnLine (www.uol.com.br) permitem acesso a centenas de cidades no Brasil e milhares no exterior, graças a convênios com grandes provedores internacionais. Pode ocorrer também que o seu provedor local tenha um número 800 ou 900 que permita o acesso de baixo custo de qualquer local no país.

Eis aqui algumar perguntas que você pode fazer aos provedores que está selecionando, antes de decidir:

  • Quantas linhas telefônicas estão disponíveis ? Qual é a relação do número de usuários por linha telefônica ? (o ideal fica entre 5 a 10 usuários/linha)
  • O acesso ao provedor exige software especial ? Ele funcionará em seu atual computador ? A configuração de acesso é fácil de ser feita ? Existe um manual on-line para isso ?
  • O provedor tem linhas de acesso com velocidade igual ao do seu modem (por exemplo, 56 K) ?
  • Qual é o número e velocidade das linhas de conexão do provedor à Internet ? Ë um número único ? Qual a relação com o número de usuários ? (a melhor relação fica entre 1,5 a 2 Kbytes/seg por usuário).
  • Qual o espaço em disco gratuito oferecido por usuário ou conta de email e/ou home page ?
  • Ele oferece todos os serviços que você precisa (conta de email do tipo POP sem custo adicional, emails adicionais para a família, espaço gratuito para homepage pessoal, etc.). Faça uma tabela comparativa com todos os serviços especiais proporcionados pelo provedor.
  • A inscrição e o controle dos parâmetros de acesso, novas contas, etc., pode ser feito on-line ?
  • Existe um serviço telefônico de suporte ao usuário ? Funciona 24 horas por dia ? A chamada é gratuita ?
  • Há quanto tempo existe o provedor ? Parece ser confiável e estável ? Tem mostrado progresso no número de linhas, serviços, etc. ?

Finalmente, um elemento de decisão importante é a estrutura de preços. Existem muitas alternativas, sendo que várias planos podem ser oferecidos pelo mesmo provedor:

  • Tarifa por hora: paga-se um preço fixo ou escalonado por hora de acesso;
  • Tarifa fixa mais variável: paga-se por mês uma quantia fixa, correspondente a um determinado número máximo de horas de utilização, e um preço por hora em excesso. A tarifa fixa pode variar de acordo com o número máximo de horas de utilização;
  • Tarifa plana: paga-se um preço fixo por mês, com horas ilimitadas de acesso.

A escolha do melhor plano depende de quantas horas você pretende utilizar por mês. Em seguida você calcula qual seria o preço médio por hora (isso vale inclusive para a tarifa plana !). Escolha o que oferecer o melhor negócio, mas sempre contrabalançando com as respostas às perguntas acima.

Uma relação de todos os provedores nacionais pode ser encontrada na revista Internet World, e também nos sites da Rede Nacional de Pesquisa e do Comitê Gestor da Internet Brasil.

Backbone da Rede Nacional de Pesquisa em 1997

Topo Renato M.E. Sabbatini



© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: