Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

A Revista  "Cérebro & Mente"

Silvia Helena Cardoso, PhD

Intermedic: Revista de Internet e Medicina

A Revista Cérebro & Mente é uma publicação on-line que tem como objetivo divulgar o conhecimento sobre as neurociências para leigos, estudantes e não especialistas.
 

Cérebro & Mente é uma nova revista on-line na área biomédica disponível através da Internet. Ela é editada pelo Grupo de Publicações Eletrônicas do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e publicada em dois idiomas simultaneamente (inglês e português), desde março de 1997. O endereço é http://www.epub.org.br/cm

A revista tem como objetivo principal divulgar o conhecimento sobre as neurociências e proporcionar um melhor entendimento sobre os processos mentais normais e patológicos que acontecem no ser humano, e seu relacionamento com o cérebro. A revista cobre áreas como psicobiologia, psicologia, saúde mental, neurologia, psiquiatria, neurobiologia básica, etc., e tem como público-alvo os leigos, estudantes e não especialistas, por ser elaborada em uma linguagem clara, objetiva e acessível a todos. Os artigos são escritos por autores especializados, formados por médicos, neuroanatomistas, psiquiatras, neurocirugiões, biomédicos, psicólogos, etc. Os seus editores e criadores são dois neurocientistas e especialistas nas aplicações médicas da Internet.

Outra característica ímpar da revista é o estabelecimento de uma comunicação mais direta com os leitores, em nível mundial, para discussões sobre as relações cérebro-mente. Isso é feito por intermédio de uma lista de discussão por correio eletrônico, denominada Brainstorm, e nela os leitores inscritos sejam eles profissionais, estudantes ou meros interessados no tema, podem expressar livremente seus conhecimentos, opiniões e experiências sobre o cérebro e suas manifestações, criando uma verdadeira corrente em torno do assunto. Leigos acadêmicos, por sua vez, participam com perguntas e com comentários sobre o que acharam. Desta forma, leitores de todo o mundo podem participar ativamente da revista, de uma forma que não seria possível com a forma impressa.

As Seções da Revista

A revista é dividida em seções específicas, que agrupam artigos sobre temáticas semelhantes:

Fundamentos: oferece uma base do conhecimento geral sobre a organização e função do sistema nervoso humano. Aqui são apresentadas informações sobre as estruturas nervosas e o seu funcionamento biológico e químico (anatomia do cérebro, a função dos neurônios e sinapses, neurotransmissores, etc).

Mente e Comportamento: artigos que abordam o comportamento humano e as funções mentais, explicados através do funcionamento de estruturas cerebrais (memória, sonho e sono, comportamento sexual, ritmos biológicos, etc).

Tecnologia: trata das novas metodologias, equipamentos e técnicas que tem revolucionado as neurociências nas últimas décadas, como tomografia PET, mapeamento cerebral, radiocirurgia, novos medicamentos, etc.

História: aqui é explicado o desenvolvimento histórico relacionado às ciências do cérebro, e suas repercussões refletidas no presente. Por exemplo: história da psicocirurgia, das terapias de choque em psiquiatria, etc.

Doenças do Cérebro: artigos que debatem os distúrbios mentais e neurológicos com base nos mecanismos cerebrais. Cobre assuntos como epilepsia, stress, esquizofrenia, etc.

Neurofórum: este é uma espécie de fórum de discussões sobre assuntos pertinentes ao cérebro e à mente. A seção de pensamentos contém diversas citações de personalidades famosas como Charles Darwin, Voltaire, Sigmund Freud, Oscar Wilde, entre outros. Contém também artigos de opinião e discussão, como aprendizado precoce, cérebro e consciência, insanidade e cultura, etc., bem como entrevistas com neurocientistas relevantes, transcrição de artigos relevantes e homenagens aos garndes cientistas da época.

Brainstorming, que também faz parte da seção Neurofórum, é uma lista de discussão contendo questões e comentários fornecidos por leitores previamente cadastrados através do correio eletrônico. Sua finalidade é estimular comentários, opiniões e novas idéias sobre diferentes questões que envolvem o cérebro e a mente humana. Os

A revista ainda tem muitos outros recursos, que vale a pena conferir pessoalmente, visitando-a na WWW. Entre eles, uma seção de notícias recentes sobre neurociências básicas e clínicas, listas de recursos de informação e endereços interessantes na Internet (inclusive uma seção especial com as principais listas de discussão na área), e um repositório de software de domínio público em neurociências, psiquiatria, psicologia, etc.

Interesse Crescente

A revista tem conquistado rapidamente o interesse e a simpatia de profissionais da área de ciências biológicas e da saúde, e de leigos acadêmicos, os quais, ao buscarem informações relacionadas à sua área ou mesmo informações que fogem de seu domínio muito especializado do conhecimento, encontram na revista uma gama diversificada de informações que variam desde os conhecimentos elementares do cérebro e do funcionamento do neurônio e sua fisiologia comportamental, até as bases neurais do comportamento aberrante das doenças mentais.

Cérebro & Mente está indexada em mais de 90 índices e mecanismos de busca gerais e especializados da Internet. Em novembro de 1997 ela já contabilizava mais de 15 mil visitantes, com cerca de 250.000 acessos por mês, sendo que 72% foram dos EUA, 22% do Brasil e o restante da Europa e Asia. Ainda jovem, já está se tornando uma importante obra de referência para estudantes e profissionais de muitos níveis e áreas. De acordo com alguns especialistas, "a revista tem contribuído para oferecer a profissionais muito especializados, uma visão mais geral do conhecimento e dos últimos avanços do cérebro e do comportamento humano". resultados mais relevantes das discussões são publicados na revista.

A Autora

Silvia Helena Cardoso, PhD, psicobióloga, mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica, UNICAMP, Campinas, Brasil, e criadora e editora-chefe da Revista Cérebro & Mente. Email: cardoso@nib.unicamp.br
 

 
 
 

Publicado em: 27.Fev.1999

Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo



 
Publicação: 
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP  
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas  
© 1997 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio: 
Searle do Brasil  
Searle do  
Brasil