Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo

MedLinks

Uma Coletânea de Novidades na Internet Médica

Neste Número:


Veja também: Catálogo Brasileiro de Internet em Medicina e Saúde


Associação Médica Brasileira

http://www.amb.org.br

Agora com endereço próprio, e totalmente reformulado, este promete se tornar um dos sites mais visitados da Medicina brasileira. Oferece informações atualizadas sobre a associação, e tem versões on-line da Revista da AMB, do Jornal da AMB (com muitas notícias sobre o mundo médico, inclusive eventos científicos e congressos), etc. Tem o endereço completo de todas as associações federadas (estaduais), bem como dos médicos que receberam títulos de especialistas pela AMB.

Revista "Cérebro & Mente"

http://www.epub.org.br/cm

Produzida pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, esta revista é uma publicação eletrônica de divulgação científica para não especialistas. Seus artigos tratam em profundidade temas em neurociências, saúde mental, psiquiatria, psicologia, etc.; agrupados por categoria em Fundamentos, Mente e Comportamento, História das Neurociências, Doenças do Cérebro e Tecnologia. A revista é trimestral e totalmente bilíngue (inglês e português), e o acesso é gratuito. A editora-chefe (e editora associada da Intermedic) é a Dra. Silvia Helena Cardoso.

Curso de Especialização em Nutrição da UNIFESP

http://www.virtual.epm.br

Sob o título impressionante de Universidade Virtual, este é um dos melhores e mais ricos sites da Internet médica brasileira. Vale a pena visitar com vagar. Recentemente (julho de 97), a Escola Paulista de Medicina (agora Universidade Federal de São Paulo) inaugurou o que possivelmente é o primeiro curso de especialização na área de saúde ministrado à distância, através da Internet. Utiliza recursos avançados de multimídia, têm um glossário on-line de nutrição e outros textos auxiliares no ensino. Infelizmente, a maioria das áreas é de acesso vedado à quem não está registrado oficialmente no curso.

Preview the Heart

http://sln2.fi.edu/biosci/preview/heartpreview.html

Maravilhoso site do Franklin Institute, contendo uma exibição on-line multimídia sobre o coração, sua anatomia, fisiologia, doenças, etc. Contém grande número de excelentes ilustrações, videoclipes sobre o sistema cardiovascular, cirurgia cardíaca, e até clipes sonoros com murmúrios cardíacos. Embora tenha sido feito para leigos, este ultra-premiado site merece ser visto por todos os profissionais da área.

The Body Electric

http://www.surgery.com/body

Um dos sites mais visitados e premiados da Internet médica, trata de um assunto em moda: cirurgia plástica. É recomendado para leigos, mas tem muito material informativo para médicos também. As principais cirurgias estéticas são descritas em detalhe a partir de um divertido mapa onde o usuário clica o mouse na parte do corpo que quer corrigir (veja figura). Também tem um mecanismo de busca que localiza os endereços de cirurgiões plásticos de qualquer lugar do mundo.


Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil
Searle
Brasil