Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

A Farmacia Virtual


Paulo Moretti e Antonio Carlos Zanini

A Farmácia Virtual está organizada em "prateleiras", tal como numa drogaria convencional. Nelas, o usuário pode encontrar várias informações sobre o produto farmacêutico e seu fabricante sem ter que recorrer ao farmacêutico.

[ O Que É | Critérios | Recursos Farmacêuticos | Os Autores ]


O elevado número de produtos farmacêuticos disponíveis no mercado brasileiro (cerca de seis mil marcas comerciais, que se desdobram em mais de 15 mil apresentações diferentes e aproximadamente 1,5 mil fármacos) requer fontes de informação que apoiem médicos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde a realizar sua prescrição e dispensação de forma racional. No entanto, os serviços públicos, inclusive as universidades, nunca conseguiram manter tais informações de forma regular, sequer em seus aspectos essenciais, e muito menos disponibilizá-las para profissionais e usuários. O próprio Ministério da Saúde, que é o responsável pelo controle do mercado farmacêutico, há mais de dez anos apresenta deficiências graves no registro de produtos.

A tal problema soma-se a elevada rotatividade de marcas e apresentações, visto que entre 1995 e 1996, foi observada a modificação de cerca de 20% das marcas comerciais, formulações, apresentações, e até mesmo de laboratórios farmacêuticos. Apenas alguns grupos privados, geralmente comprometidos com os próprios laboratórios, vêm publicando indicadores de produtos farmacêuticos, porém de forma simplesmente descritiva e, por vezes, incompleta.

O Que É

A Farmácia Virtual (FV) é um recurso de informação na Internet, desenvolvido no contexto do Hospital Virtual Brasileiro, pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP. Tem por objetivo disponibilizar um banco de dados com os nomes comerciais dos produtos farmacêuticos comercializados no Brasil, bem como identificar seus princípios ativos, apresentações e fabricantes, classificando-os conforme sua atividade terapêutica. Além disso, apresenta também uma base de princípios ativos em sua nomenclatura genérica, associando-lhes, também, a atividade farmacológica característica.

As informações foram coletadas e compiladas pelo Grupo Zanini-Oga Editores, especializados em informação, instrução e consultoria no uso racional de medicamentos. O projeto foi viabilizado pelo patrocínio dos Laboratórios Biosintética, que, além dos direitos autorais para divulgação pela Internet, garante a atualização periódica das informações - fator indispensável para sua eficaz utilização. O desenvolvimento e disponibilização na Internet do projeto da FV ficou a cargo da equipe técnica do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp. O acesso é irrestrito e gratuito.

A porta de entrada para a FV está no endereço do Hospital Virtual, http://www.hospvirt.org.br ou diretamente pelo endereço http://www.hospvirt.org.br/farmaciavirtual/index.html. Nela há um link que leva o usuário ao "balcão" da FV. A FV está organizada em "prateleiras", tal como numa drogaria convencional. Nelas, o usuário pode encontrar várias informações sobre o produto farmacêutico e seu fabricante sem ter que recorrer ao farmacêutico. Pode-se realizar buscas na FV de acordo com as seguintes classificações:

Cada registro da base de dados tem o seguinte formato:

Para os medicamentos comerciais que já tem informações publicadas na forma de bulas na Internet, a FV disponibiliza um link que leva diretamente a este documento, no site do seu fabricante. Assim, assegura-se a atualidade constante das informações publicadas, o que não acontece com uma publicação em papel.

Lista de medicamentos classificados pelo nome comercial

Lista de medicamentos classificados pelo nome genérico

Em todo o site da FV, o usuário encontrará dois caminhos ou modos de acesso ao conteúdo das "prateleiras":

O site permite também o cruzamento de informações dentro da FV, aumentando o espectro de consultas. A interface desenvolvida utiliza a linguagem JAVA associada à um banco de dados, ferramenta que está revolucionando as aplicações na Internet.

Critérios

Ao relacionar os produtos comercializados no Brasil, adotou-se como critério básico de inclusão a sua existência no mercado, à parte de julgamentos quanto a ética de sua comercialização. Em alguns casos, adotou-se o procedimento de acrescentar à indicação terapêutica o termo "uso como", que não significa uma reprovação, mas adverte para o fato de que não foi devidamente comprovada tal indicação com base em fontes de referência científica. Também poderá ser constatada a presença de produtos proibidos pelo Ministério da Saúde. Sua presença neste site não significa uma discordância das ações daquele órgão, mas a fidelidade ao dever de informar, uma vez que:

As informações sobre a composição e apresentações comerciais dos produtos, farmacêuticos contidos na Farmácia Virtual foram coletadas junto aos fabricantes e na literatura disponível. Entretanto, não se assume qualquer cumplicidade ou concordância com as informações colhidas junto a fabricantes e que não possam ser devidamente comprovadas na prática. Finalmente, os autores advertem que, em virtude de ser este um guia de referência rápida, as descrições dos componentes da formulação foram reduzidas, em geral, às moléculas-base dos fármacos. Além disso, as concentrações dos fármacos por unidade posológica foram relacionadas apenas para os produtos compostos por um, e em casos excepcionais, dois princípios ativos.

Recursos Farmacêuticos

Veja também: lista de sites de indústrias farmacêuticas brasileiras no Catálogo Brasileiro de Recursos de Medicina e Saúde na Internet

Os Autores

Paulo Moretti é analista de sistemas sênior e pesquisador associado do Núcleo de Informática Biomédica, e coordenador do Projeto Farmácia Virtual. Email: moreti@nib.unicamp.br

Antonio Carlos Zanini é médico , Professor Associado de Terapêutica Clinica da Faculdade de Medicina da USP, Consultor da Farmacopéia Americana (The US Pharmacopeial Convention) e da Organização Mundial da Saúde. Coordenador da Informação sobre Medicamentos da Associação Médica Brasileira. Diretor-Presidente do Grupo Zanini-Oga. Email: farmacia-virtual@hospvirt.org.br


Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil
Searle
Brasil