Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
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Colocando um Curso Médico na Web 

Silvia Helena Cardoso  
 
 
  • Estratégias de Ensin
  • Primeiros Passos
  • Planejando o Curso
  • Conclusões
  • Para Saber Mais
  • A Autora
  •  

    Os chamados "cursos à distância na Web" (World Wide Web) são cursos oferecidos para alunos geograficamente separados de seus professores utilizando tecnologias de computação e comunicação sustentadas pela Internet, que permitem unir professor e aluno e transmitir conteúdo relacionado à aprendizagem.  

    Estes cursos utilizam uma diversidade de tecnologias novas e inovadoras, mas que procuram imitar cursos presenciais tradicionais, tais como a linguagem HTML para desenvolvimento de textos e gráficos, e-mail e listas de discussão para comunicação entre professor e estudante, tecnologias Java e CGI para preenchimento de formulários como provas, questionários, progresso do aluno, correção e envio de notas, etc., newsgroups para fixar avisos aos estudantes, aulas de slides com narração do professor, e outras. Estas são apenas algumas das ferramentas utilizadas, que estão crescendo e se aprimorando rapidamente.  

    Os cursos baseados na Web estão fazendo uma grande diferença, por oferecerem uma forma de aprendizagem bastante conveniente e menos cara. Estudos mostram que o aprendizado através do computador e Internet é tão efetivo ou melhor que a aula tradicional, muitas vezes em menor tempo e com custo mais baixo (Potashnik & Capper, 1990).  

    Estratégias de Ensino 

    Entretanto, desenvolver um curso na Web não requer simplesmente entender e utilizar as tecnologias e a linguagem da Internet. O educador deverá focalizar primeiro nos ideais educacionais e em como aplicar neste ambiente os princípios educacionais, e então buscar as ferramentas que irá ajudá-lo a encontrar os seus ideais. Ele deverá também se despir dos padrões tradicionais de ensino, aquele em que ele exerce a figura central do saber e o estudante por sua vez, exerce o papel passivo de ouvir e receber informações do professor. No novo paradigma de ensino, surgido em grande parte com a grande facilidade de acesso à informação através das tecnologias de computador e com o advento da Internet, está começando a ser notada uma mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino está mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor. O professor passará a exercer um papel mais de guia e hierarquizador de informações para possibilitar ao aprendiz, que já está chegando bem informado às escolas, em estruturar a grande bagagem de informações que recebe em aplicação e produção de conhecimento. Este é o princípio do construtivismo, ou seja, da aprendizagem pela própria descoberta.  

    Ainda, o desenvolvedor do curso deverá avaliar se o curso que ele pretende oferecer é apropriado ou não para a situação, e qual o programa que mais efetivamente se adequa às necessidades do curso. Os cursos médicos mais apropriados para serem colocados na Web podem ser aqueles que pretendem ensinar certas habilidades clínicas, atualizar certas especializações, abordar tipos apropriados de conhecimentos, diagnosticar e resolver um problema, etc.  

    As estratégias instrucionais em um curso à distância incluem leituras recomendadas, análise de gráficos, vídeos e imagens, respostas escritas, resolução de problemas, entre outros, imitando em grande parte o que acontece no ensino presencial. Estas são habilidades cognitivas e podem ser bem adequadas ao treinamento na Web. Já as habilidades psicomotoras, necessárias por exemplo para o treinamento clínico, requerem uma combinação complexa de movimentos físicos, pensamento e conhecimentos técnicos-científicos prévios, tais como o treinamento de uma cirurgia cardíaca ou uma endoscopia, mas hoje não são mais impossíveis de serem pensadas no ambiente virtual, desde que pesquisas e protótipos recentes em tecnologias de realidade virtual, como a simulação cirúrgica e endoscopia virtual, principalmente aquelas desenvolvidas com a base de dados do Ser Humano Visível estão revolucionando e facilitando enormemente a compreensão do conhecimento básico e clínico em Medicina.  

    Primeiros Passos 

    Em primeiro lugar, o professor deve procurar criar uma home page do curso no formato HTML, como links para as diversas páginas que contém informações sobre o curso. Estas podem ser:  

    Objetivos: informe nesta página os objetivos do curso e o que pretende que o estudante alcançe ao final dele.  

    Organização do Curso: informe quem são os docentes, como será sua atuação durante o curso, como será a tutoria à distância, onde ficarão os avisos, de que forma serão realizados seminários, provas, discussões, etc.  

    Inscrição dos Alunos: informe que a inscrição deverá ser feita através do preenchimento de um formulário previamente elaborado e disponibilizado em um endereço específico.  

    Programa: esta é uma das informações mais importantes, pois oferece uma visão geral de todo o programa do curso contendo uma lista de atividades para todo o período, data das aulas, horário, professores, e os seus diversos módulos.  

    Módulos: o módulo é uma unidade de conteúdo de ensino que permite o tratamento de algum tópico razoavelmente auto-contido e homogêneo, ou seja, tem começo, meio e fim.  

    Avaliação: informe que a avaliação será constituida de determinados desempenhos dos alunos como participação na aula, nas tutorias à distância, seminários on-line, e provas e trabalhos práticos take-home. Além desses ítens, informe também um email para contato e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes (FAQ).  

     

    Exemplo de uma home-page de curso na Web 
    http://www.nib.unicamp.br/cursos/fm993 

    Planejando o Curso 

    O curso à distância precisa ser previamentete planejado. Ao contrário dos cursos presenciais, todo material precisa estar disponível para que o aluno possa escolher o tópico que deseja aprender. Existem metodologias específicas para o planejamento de cursos à distância sobre os quais trataremos em artigo posterior.  

    Como dissemos acima, um curso pode ser dividido em módulos, existindo entre eles uma certa sequência e interdependência. O aprendizado de um módulo implica muitas vezes em ter aprendido previamente um outro módulo, mas podem existir módulos que podem ser estudados em paralelo, ou fora de seqüência, ao contrário do que acontece em um curso presencial. A modularização facilita o acompanhamento do progresso do aluno, a individualização do ensino, e o processo de avaliação de aquisição do conhecimento. Todos os módulos de um curso devem ter de preferência a mesma estrutura para facilitar o seguimento do curso pelo aluno, mas isso não implica que eles não possam ter variantes de estruturas, por exemplo, alguns podem ter shows de slides, outros não.  

    A seguir sugerimos alguns dos componentes de ensino e aprendizagem que podem integrar um módulo de curso:  

     

    Exemplo de show de slides na WWW (PowerPoint) 

    Show de Slides: São geralmente slides gerados por PowerPoint, e que podem ser convertidos automaticamente para a linguagem HTML na versão Microsoft Office 7.0 ou maior, e colocados no servidor. Os slides podem ser acompanhados por textos e/ou voz sincronizada. Neste caso pode-se utilizar a tecnologia do RealAudio, que permite audio sequencial (streaming) altamente comprimido e utilizável até mesmo em conexões de baixa velocidade à Internet.  

    Material de texto e imagens: Artigos científicos e de revisão, livros eletrônicos e sistemas de multimídia podem ser colocados à disposição do aluno através de links colocados na página do módulo. Podem ser próprios do curso ou existir publicações em qualquer outro servidor da Internet através de criteriosa pesquisa prévia por parte do professor. Podem ser colocados textos obrigatórios e eletivos (leitura suplementar).  

     

    Exemplo de chat on-line em Java para ensino à distância 
     

    Listas de discussão, chat, email - São metodologias baseadas na Internet para estabelecer diálogo entre alunos e professor, para discussão de tópicos, resolução de dúvidas e avaliação de desempenho em classe. Os chats são métodos sincrônicos e envolvem o debate simultâneo entre várias pessoas em tempo real utilizando um servidor (refletor). Pode ser implementado em Java ou CGI. As listas de discussão são assincrônicas (em tempo não real) e envolvem interesses mais especializados no tempo podendo ser implementadas na forma de lista de correio eletrônico (listserv, listproc, etc., ou murais eletrônicos (webmail, newsgroup, etc.).  
     
     

    Exemplo de simulação clínica na Internet (CyberSim) 

    Simulações clínicas e fisiológicas: Geralmente são softwares aplicativos baseados em animações gráficas ou simulações matemáticas (bioquímica, fisiologia, etc) ou então simulação de encontros médico-paciente que tem como objetivo aprender a resolução de problemas ou entender o funcionamento de sistema de órgãos através da experimentação.  

    Sites na Internet: Para complementar o material disponível no módulo, o professor pode disponibilizar uma relação de links que contenham tratamento mais profundo sobre o tema do módulo.  

    Vídeos e audios digitais: São arquivos de som (por ex., locuções de textos de artigos, denominados arquivos audiográficos) e de vídeo, que podem ser transmitidos facilmente através da Internet em tempo real ou sob demanda (ficam arquivados no servidor para quando o aluno quiser acessar). Para facilitar a transmissão, diversas tecnologias podem ser utilizadas, como MPEG, RealVideo, Shockwave, etc. Materiais previamente existentes em fita cassete ou CDs podem ser facilmente convertidos para estes formatos utilizando softwares especiais.  

     

    Exemplo de questionário interativo em JavaScript 
     

    Questionários e audios interativos: são utilizados para avaliação on-line dos alunos através de questões de múltipla escolha ou abertas. Podem implementar correção instantânea da respostas com feedback para o aluno e ainda calcular a nota e enviar por email os resultados da avaliação pelo professor.  

    Conclusões 

    Os cursos na Web estão pouco a pouco ganhando o reconhecimento e a simpatia de professores e estudantes por sua atraente característica inovadora, tais como o baixo custo, e a possibilidade de implementação do novo paradigma de ensino baseado no construtivismo, o qual incentiva o aprendiz a ser auto-suficiente e estruturar, produzir e aplicar o conhecimento pela própria descoberta. A Internet representa uma convergência de várias tecnologias de comunicação e educação através de um único meio, levando a uma ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana e certamente será o agente da maior revolução na educação.  

    Para Saber Mais 

    1. Bearman, M. - Technology in Medical Education. Monash University, Australia. URL: www.monash.edu.au/informatics/

    2. techme/index.htm  
    3. Cardoso, S.H. - O Que são Livros Multimídia. 

    4. Revista Informática Médica, 1(2), 1998. URL: www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0102/cardoso.htm 
    5. Cardoso, S.H. - Utilizando Simulações no Ensino Médico. Revista Informática Médica, 1(4), 1998. URL: www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0104/cardoso.htm
    6. Cardoso, S.H. - Educação à Distância em Medicina. 

    7. Revista Informática Médica, 1(5), 1998. URL: www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0202/cardoso.htm 
    8. McCormack, C., Jones, D. - Building a Web-based Education System. New York: WIley, 1998. URL:

    9. www.wiley.com/compbooks/mccormack 
    10. Potashnik, M. & Capper, J. - Distance Education: Growth and Diversity, Finance & Development, World Bank, 1998. URL: www.worldbank.org/fandd/english/0398/articles/0110398.htm
    11. Sabbatini, R.M.E. - Colocando Informação Médica na Internet. Revista Informática Médica, 1(2), 1998. URL: www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0102/sabbatini.htm
    12. Universidade Virtual da UNIFESP: http://www.virtual.epm.br
    13. Cursos de Informática Médica da UNICAMP: http://www.nib.unicamp.br/cursos
    14. RealMedia: http://www.real.com 
     
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    A Autora

    A autora é pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP na área de ensino à distância e editora associada das revistas Informática Médica e Intermedic.
     
    © 1999 Renato M.E. Sabbatini
    Núcleo de Informática Biomédica 
    Universidade Estadual de Campinas 
    Campinas, Brasil
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