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Intranet:
a Tecnologia da
Internet em uma Rede Local
Renato
M.E. Sabbatini
O
grande sucesso da Internet, e particularmente da World Wide Web (WWW) influenciou
muita coisa na evolução da Informática nos últimos
anos.
Em primeiro lugar, o uso do hipertexto
(documentos interligados através de vínculos, ou links)
e a enorme facilidade de se criar, interligar e disponibilizar documentos
multimídia (texto, gráficos, animações, etc.),
democratizaram o acesso à informação através
de redes de computadores. Em segundo lugar, criou-se uma gigantesca base
de usuários, já familiarizados com conhecimentos básicos
de Informática e de navegação na Internet. Finalmente,
surgiram muitas ferramentas de software de custo zero ou pequeno, que permitem
a qualquer organização ou empresa, sem muito esforço,
"entrar na rede" e começar a acessar e colocar informação.
O resultado inevitável foi a impressionante explosão na informação
disponivel na Internet, que segundo consta, está dobrando de tamanho
a cada três meses (dados do final de 1998).
Assim, não demorou muito a surgir
um novo conceito, que tem interessado um número cada vez maior de
empresas, hospitais, faculdades e outras organizações interessadas
em integrar informações e usuários: a intranet. Seu
advento e disseminação promete operar uma revolução
tão profunda para a vida organizacional quanto o aparecimento das
primeiras redes locais de computadores, no final da década dos 80.
E o que é uma intranet? Trata-se
de um sistema de informação implementado em uma rede local,
que utilizan a mesma tecnologia disponível para a Internet (FTP,
Email, WWW, etc.). A intranet permite a disponibilização
e a visualização de documentos multimídia, exatamente
da mesma maneira que na Internet, com a diferença de que o servidor
é exclusivo, o acesso é controlado por senhas, e a infraestrutura
geralmente é uma rede de microcomputadores interna na empresa, interligados
entre si por algum padrão de redes, como o Ethernet. Em outras palavras,
a intranet é como se fosse uma "Internet particular", implementando
a interatividade entre os participantes. Quando a intranet extrapola os
limites geográficos da organização, e se estende a
distâncias maiores (interligando filiais distantes, por exemplo),
ela passa a ser denominada de extranet. Algumas intranets e extranets operam
apoiadas na própria Internet: é uma maneira bastante barata
de fazer as coisas, mas que exige acesso a um provedor exerno de serviços
Internet.
É um grande achado, sem dúvida.
Da mesma forma que na Internet, uma intranet permite vários tipos
de comunicação:
Publicação: de um
para muitos, disseminação de informação, "broadcasting")
Transação: de um a
um, mensagem unidirecional, como o email); e
Diálogo: de um para um, ou
de muitos para muitos, bidirecional, interativo (por exemplo, um "chat"
ou lista de discussão).
Essas formas de comunicação
podem ainda assumir duas formas básicas: comunicações
síncronas (as pessoas interagem entre si em tempo real, no mesmo
instante, como em um "chat"), e assíncronas (existe um retardo de
tempo variável na interação entre os participantes,
como ocorre numa lista de discussão por email).
As Bases da Intranet
A intranet é baseada em quatro conceitos:
Conectividade: a base de conexão
dos computadores ligados através de uma rede, e que podem transferir
qualquer tipo de informação digital entre si
Heterogeneidade: diferentes tipos
de computadores e sistemas operacionais podem ser conectados de forma transparente;
Navegação: é
possível passar de um documento a outro através de referências
ou vínculos de hipertexto, que facilitam o acesso não linear
aos documentos;
Execução distribuída:
determinadas tarefas de acesso ou manipulação na intranet
só podem ocorrer graças à execução de
programas aplicativos, que podem estar no servidor, ou nos microcomputadores
que acessam a rede (também chamados de clientes, daí surgiu
a expressão que caracteriza a arquitetura da intranet: cliente-servidor).
A vantagem da intranet é que esses programas são ativados
através da WWW, permitindo grande flexibilidade. Determinadas linguagens,
como Java, assumiram grande importância no desenvolvimento de softwares
aplicativos que obedecam os três conceitos anteriores.
Características
da Intranet
A intranet obteve grande sucesso e rápida
disseminação, devido a algumas características interessantes.
O sistema de informação pode ser desenvolvido rapidamente,
pode ser expandido facilmente, é fácil de usar e navegar,
e pode implementar grande número de recursos sofisticados (áudio,
vídeo, bancos de dados, formulários interativos, etc.).
O software para implementar uma intranet
geralmente é facilmente disponível e de baixo custo (muitos,
como o famoso sistema LINUX, são freewares, ou seja, estão
disponíveis a nenhum custo, através da própria Internet).
Deste modo, o investimento inicial para
montar uma intranet é relativamente baixo, e tem também um
custo razoável de expansão e manutenção, pelo
menos quando comparado com os custos de sistemas de redes locais dedicados
(como a Novell). Como vantagens da intranet podemos citar ainda a maior
atualidade da informação disponível, a maior variedade
de formatos e tipos de informação, o uso mais eficiente dos
recursos de informática da organização, etc. Como
dissemos acima, uma das principais vantagens é a existência
de uma cultura do usuário já acostumado com Internet, necessitando
de um treinamento muito mais barato. Finalmente, é importante citar
que a Internet utiliza as chamadas "arquiteturas abertas" (de domínio
público, conhecidas por todos), o que lhe dá várias
vantagens.
A Intranet no Hospital
Para exemplificarmos as aplicações
da intranet na organização de saúde, vamos considerar
um hospital. Usando o mesmo paradigma da WWW, podem ser disponibilizadas
"home pages" na intranet com o seguinet conteúdo:
-
Informações sobre a organização
-
Informações sobre fornecedores
-
Documentos, portarias, ofícios
-
Informações sobre recursos humanos
-
Estatísticas
-
Manuais de procedimento, normas
-
Cadastros, catálogos e tabelas
-
Boletins internos, notícias
-
Formulários interativos
-
Agendas, calendários e eventos
-
Guias, normas e orientações
clínicas
-
Material educacional, slides, apostilas, livros,
programas, arquivos de casos didáticos
-
Artigos de pesquisa, livros multimídia
-
Bases de referência (por exemplo, medicamentos)
-
Prontuários médicos com imagens
-
Informações para pacientes
Uma
intranet permite implementar o registro médico multimídia,
com texto, imagens, sons e vídeo. O exemplo mostra imagens do ECG
e de cineangiocoronariografia.
As Ferramentas da
Intranet
Para fazer funcionar uma intranet na organização,
em primeiro lugar é preciso ter uma rede local funcionando. No servidor
podem ser instalados diversos softwares que funcionam de acordo com o protocolo
TCP/IP, que é o protocolo básico de comunicação
da Internet. A rede local pode ter qualquer sistema operacional básico,
como Windows NT, UNIX ou Novell, uma vez que todos esses têm a capacidade
de implementar o TCP/IP como protocolo.
Uma vez definida a rede TCP/IP (isso é
feito por um especialista em redes), deve-se instalar os programas no servidor
que vão operar os serviços básicos da intranet, tais
como:
-
Correio eletrônico (email)
-
Grupos de distribuição (listserv)
-
Transferência de arquivos (FTP)
-
Navegação (gopher)
-
Pesquisa (WAIS)
-
Hipertexto, hipermídia (httpd)
Existem livros especializados sobre a montagem
de intranets, que geralmente são acompanhados de CD-ROMs com versões
gratuitas de todos esses softwares. Uma dica interessante é adquirir
o CD-ROM da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que contém um grande
número de ferramentas de software para os servidores.
Nos microcomputadores da rede (chamados
de clientes) também precisam ser instalados os programas correspondentes
aos instalados nos servidores. Deve ser sempre formada uma dupla cliente-servidor.
Por exemplo, o programa cliente de hipertexto (WWW) é o Netscape
ou o Internet Explorer. Ele se comunica com o programa servidor, que pode
ser o Apache Web Server, o Netscape Server, o Microsoft Web Server, e assim
por diante. Não precisam ser os dois da mesma empresa, pois existe
geralmente bastante compatibilidade com os protocolos da Internet.
Exemplo
de registro médico multimídia com interface tipo WWW
Existem algumas aplicações
avançadas da intranet, que permitem o estabelecimento de serviços
de "chat" (bate papo em tempo real), disponibilização de
arquivos de áudio e de vídeo, videoconferência, colaboração
à distância (workgroups), etc. São programas que obedecem
a outros protocolos, como o IRC, RealAudio, InternetPhone, NetMeeting,
CU-SeeMe, Lotus Notes, etc.
Fases de Construção
da Intranet
Se você deseja implantar uma intranet
em sua organização, o primeiro passo é o estabelecimento
de um grupo de trabalho que vai fazer uma análise das necessidades
e do fluxo de informação, a identificação das
aplicações possíveis, a análise dos recursos
de hardware e software necessários, etc. Nesta fase pode ser importanta
contratar um consultor externo para ajudá-lo a fazer as coisas corretamente.
Em seguida, deve ser realizada a montagem do servidor e dos clientes (hardware
e software) e o teste completo do sistema. Geralmente recomendamos nesta
fase inicial a identificação de um projeto-piloto, que permita
o teste real do sistema e o aprendizado por parte de todos os envolvidos.
Uma intranet deve sempre ter um responsável
por sua criação e manutenção, que é
chamado de webmasters. Geralmente existem dois webmasters: um webmaster
técnico e outro de conteúdo. Devem ser identificados também
todas as pessoas que irão contribuir com informações
(autores de conteúdo), e que serão treinadas a contribuir
autonomamente para alimentar a intranet.
Problemas da Intranet
Existem várias coisas que devem ser
definidas se você deseja iniciar uma intranet. A primeira dela é:
por onde começar? Não dá para implementar tudo de
uma vez, assim você deve definir prioridades e prever como se dará
o crescimento em usuários e conteúdo.
O segundo problema potencial é criado
pela coexistência de muitas marcas e tipos de computadores na organização.
Isso não impossibilita, mas torna mais difícil o processo
de implantação e manutenção. Também
devem ser definidos parâmetros técnicos, como velocidade de
acesso, capacidade de expansão, relação custo benefício,
etc., dos recursos instalados.
Como a intranet contém informação
interna sobre a organização, muitas vezes sigilosa e de acesso
restrito (e isso é particularmente importante se informações
sobre pacientes estão na intranet), deve-se tomar especial cuidado
com os aspectos de segurança interna e externa e proteção
da privacidade das pessoas.
Finalmente, é importante também
ter planos para treinar e manter pessoal habilitado, e realizar manutenção
e atualização contínuas no conteúdo da intranet,
caso contrário ela perde rapidamente a utilidade e deixa de ser
consultada.
Para Saber Mais
MedIntranet http://www.managedcaremag.com/medintranet.html:
Lista de discussão moderada para
desenvolvedores de intranets e extranets na área da saúde. |