Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 1 Jan/Fev 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox 

Produtos & Serviços  

Equipamentos 

Estetoscópio Eletrônico com ECG Integrado 

Finalmente, após 150 anos de sua concepção por Laennec, o familiar estetoscópio experimenta um avanço substancial. CADIscope é um dispositivo inovador que integra, em um único instrumento leve e portátil, as funcionalidades de um estetoscópio eletrônico altamente sensível e de um eletrocardiógrafo. Os sons cardíacos em uma ampla frequência são amplificados a um nível acústico ótimo e simultaneamente exibido como traçado de fonocardiograma em uma pequena tela, permitindo ao médico verificar visualmente sua percepção auditiva de um padrão de som. Além disso, dois eletrodos manobráveis e um eletrodo fixo acoplados na cabeça do estetoscópio interagem para formar um triângulo de Eithoven para determinação precisa do ECG. Após a remoção do instrumento do corpo do paciente, o último sinal medido é armazenado na tela para comparação subseqüente com um traçado de referência apropriado. Pronto para ser usado a qualquer momento, o instrumento permite o rápido diagnóstico das condições cardíacas, uma vez que determinadas arritmias, normalmente inaudíveis, podem ser prontamente detectadas. 

Informações e vendas: CADItec AG Medical Instruments, 6343 Rotkreuz, Suiça, Fax + 41-441-7980133  

Card Guard - Sistema de ECG e Telemetria em Miniatura 

 
Este sistema, desenvolvido para pacientes com arritmias cardíacas que requerem monitoração contínua de ECG, realiza a detecção de arritmias permitindo naturalidade do movimento no hospital ou em casa. Na deteccção de um evento de arritmia, o sistema automaticamente liga para a estação receptora e transmite o registro do ECG. Todo o sistema, inclusive os eletrodos e o próprio aparelho, são miniaturizados e ficam presos ao tórax do paciente, com um volume mínino. Os principais componentes do sistema são: eletrodo de telemetria em miniatura; unidade analizadora, que executa análise real de tempo do ECG para detectar emergência de eventos de arritmia e transmitir os dados via telefone para a estação receptora, que recebe, exibe e armazena eventos de arritmia. Os valores limites usados para detecção de emeregência podem ser configurados pelo médico. 

Informações e vendas: Card Guard - Scientific Survival Ltd., 12 Hachoma St. IL-75655, Rishon Le Zion, Israel. Tel: 972-3-9616517. Fax: 972-3-9616542. Internet: http://www.CardGuard.com  


Software 

Sistema de Arquivamento de Dados em Disco Ótico 

 
O LaserFiche Weblink é um sistema que permite a ligação entre uma base de documentos escaneados, arquivados em discos óticos, como CD-ROMs (LaserFiche Document Imaging) e a Internet ou uma intranet. O arquivamento ótico é uma aplicação cada vez mais atualizada por hospitais para armazenar de forma compacta os prontuários em papel dos pacientes, e rapidamente recuperá-lo em qualquer ponto de uma rede local de computadores instalada em um hospital. O LaserFiche WebLink atua como um software intermediário entre o servidor HTTP da WWW, baseado no sistema operacional Windows NT e o LaserFiche Server, que pode estar tanto em uma rede Novell NetWare como em uma rede Microsoft Windows NT. O WebLink permite que qualquer documento escaneado e armazenado no sistema apareça instantaneamente na Internet, sem a necessidade de se gastar tempo em programação HTML ou na conversão de arquivos. O usuário precisa apenas ter um microcomputador ligado a Internet e um programa visualizador ("browser") como o Netscape ou o Internet Explorer, sem ter a necessidade de plug-ins ou equipamentos de última geração.  

Informações e vendas: Arq Digital, Brasília, Fone: 061 233 1842 ou 912 0034, Fax: 061 328 452. E-mail: arqdigital@spider-df.com.br  

CD-ROM para Treinamento de Biópsias 

O PathFinder é um CD que tem como objetivo demonstrar técnicas e medidas de segurança para biópsia de aspiração da mama usando agulhas finas, guiada por imagem. A apresentação interativa inclui narrações, animações em 3D, filmes de ultrassom e vídeo de ações médicas ao vivo. As imagens de biópsia incluem tecidos com lesões císticas e sólidas, de modo a capacitar os médicos a praticar as técnicas em uma situação não tão estressante como a que ocorre com uma paciente real. O disco combina tecnologia de emanuseio de imagens com multimídia interativa e é compatível com Windows e Mac.  

Informações e vendas: CIRS Inc, 2428 Almeda Ave, Suite 212, Norfolk, VA 23513, USA, Fax + 1-757-8570523  

Avaliação do Perfil do Fumante 

  
 

Em colaboração com os Laboratórios Biosintética e com o apoio de Nicotinell, medicamento com "patch" de nicotina para tratamento do tabagismo, o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP desenvolvou um software para Windows com a finalidade de avaliar interativamente os riscos de saúde e o perfil psicológico do fumante. O próprio paciente responde ao programa, que calcula riscos de câncer pulmonar e doenças cardiovasculares, e quantifica a dependência do usuário de acordo com seis áreas.  

Informações e vendas: CEDIB/UNICAMP. Email: nuri@nib.unicamp.br. Tel. (019) 289-9800 
 

Topo   

Silvia Helena Cardoso 
Renato M.E. Sabbatini

 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: