Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 1 Jan/Fev 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Internet News  
 

PharmWeb 

http://www.pharmweb.net/  
 
  

É um útil site com muitas informações sobre o campo das ciências farmacêuticas. Possui um mecanismo de busca por palavras-chave de medicamentos e conteúdo do site. O conteúdo inclui um fórum de discussão em assuntos relacionados à farmácia, ciências farmacêuticas, e temas relacionados à saúde, informações sobre congressos e conferências relacionadas à saúde em todo o mundo; uma base de dados com endereços de escolas de farmácia de todo o mundo; "páginas amarelas" sobre companhias, farmácia, hospitais, etc. Cada site é avaliado por uma equipe de pesquisadores antes de ser adicionado ao diretório. Contém também um diretório de sociedades farmacêuticas e sociedades relacionadas à saúde de todo o mundo, incluindo uma lista de endereços de membros da International Pharmaceutical Federation (FIP) .  
 

Psych Central 

http://www.coil.com/~grohol/  
 
  

Intitulado "Dr. John Grohol's Mental Health Page", este é um conhecido e premiado catálogo desenvolvido desde 1995, com o objetivo de oferecer recursos on-line em informações sobre saúde mental e apoio a pacientes. É atualizado regularmente e possui temas em psicologia, saúde mental, recursos e pessoas na Internet.  

Medical World Search 

http://www.mwsearch.com  

 

O MWSearch é um site de busca de textos completos de aproximadamente 100.000 páginas da web existentes em milhares de sites médicos selecionados (por exemplo, o Virtual Hospital, MedWeb, etc.). Deste modo, o retorno das pesquisas é altamente seletivo e exclusivamente médico. Também permite buscas no MEDLINE (PubMed), e nos mecanismos gerais de busca Infoseek, Altavista, Webcrawler e HotBot através de busca lógica booleana (AND, OR). Uma característica interessante do site (que é resultado de um projeto do Instituto de Tecnologia de New York) é utilizar uma busca "inteligente", que faz recurso ao grande dicionário médico UMLS (Unified Medical Language System), da National Library of Medicine, e que contém mais de 400.000 termos médicos. As buscas podem ser refinadas de diversas maneiras, acrescentando ou tirando palavras, e investigando os resultados da busca de sinônimos e correlatos pelo mecanismo do UMLS. Outra característica interessante do site é que ele pode armazenar as últimas buscas realizadas pelo usuário e repetí-las novamente quando desejado. Os resultados são apresentados por ordem de relevância.  

Medline Plus 

http://medlineplus.nlm.nih.gov/medlineplus/  

 

Um catálogo de recursos em Medicina e Saúde, serviço fornecido pela US National Library of Medicine, orientado para o público leigo, e que cobre cerca de 40 tópicos em doenças e condições médica. Cada tópico permite a busca bibliográfica de artigos na base de dados MEDLINE em temas como testes clínicos, guias de prática clínica, diagnóstico, causas e terapia, trazendo também links selecionados sobre estes assuntos. Apresenta também links para dicionários médicos, catálogos de hospitais, clínicas e médicos nos EUA, organizações em saúdes voltadas para o paciente/consumidor, publicações e bibliotecas. Ideal para os leigos que quiserem se aprofundar nos temas de saúde e suas referências na literatura primária. Também é muito bom para médicos que procuram informações altamente confiáveis para passar para os seus pacientes. 
 

Topo  Silvia Helena Cardoso 
Marcelo Sabbatini
 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: