Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 4 Jul/Ago 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato 

Ant Prox 

Produtos & Serviços 

Equipamentos 

Módulo Informatizado de Prescrição 

A Dixtal, pioneira no Brasil em equipamentos médicos de monitoração de pacientes, desenvolveu o Módulo Informatizado de Prescrição, um sistema que busca agilizar os procedimentos médicos colaborando com a qualidade na assistência ao paciente. Este sistema permite que prescrições médicas de UTI sejam elaboradas, armazenadas, alteradas e consultadas, dispondo de recursos que facilitam e diminuem o tempo dispendido neste processo, tanto no que se refere à simplificação de sua elaboração como ao acesso rápido de informações e à utilização de prescrições anteriores para geração de novas. O módulo permite também a checagem de dosagens, interações e vias dos medicamentos mais utilizados no ambiente de UTI através do Módulo de Farmacologia integrado ao sistema. Contém um banco de dados que permite configurar o sistema de acordo com as necessidades e padrões do hospital. Ele possibilita o armazenamento de padronizações, tais como prescrições, dietas, soluções endovenosas, nutrições, hemoderivados e orientações gerais para posterior utilização no processo de prescrição. Ele realiza também o cálculo dos componentes e elementos de uma nutrição parenteral criada pelo usuário, operando com os seguintes dados: peso do paciente, volume final da solução, relação calórica, quantidades de todos os componentes de tempo de infusão. Além disso, ele emite relatórios personalizados dos antibióticos mais utilizados, possibilitando empregar os dados inseridos no sistema para critérios de pesquisa e estudos. Finalmente, o sistema faz a impressão personalizada e organizada das informações e reproduz o layout das vias da folha de precrição utilizada no hospital, em conformidade com os padrões de arquivo. 

Informações e Vendas: Dixtal Tecnologia Ind. e Com. Ltda., São Paulo (SP) - Rua Eng. Francisco Pitta Brito, 703, Fone: (011) 548-4155/ Fax: (011) 548-4883. Site na Internet: http://www.dixtal.com.br 


Software 

Software de Aconselhamento Estatístico 

 

O Sigma Stat é um software para microcomputadores que oferece poderosos procedimentos estatísticos, incluindo estatística descritiva, teste-t, ANOVA, regressão, correlação, comparação múltipla, testes não paramétricos, qui-quadrado, testes de normalidade, tamanho e poder de amostras, entre outros. É o primeiro programa estatístico que inclui um guia de orientação intuitivo que analisa os dados, recomenda qual o teste mais adequado e o aplica automaticamente.

Informações e Vendas: SPSS, Inc.http://www.spss.com/software/science/sigmastat

Registro Médico Multimídia em Radiologia 

Cientistas na Siemens Corporate Research em Princeton, New Jersey, desenvolveram um registro médico multimídia (MMR, Multimedia Medical Record) que otimiza o intercâmbio de informação radiológica entre os membros da equipe em um hospital. O registros podem combinar dinamicamente imagens com textos escritos e registro digital de voz, e serem distribuídos para uso imediato via um Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS: Picture Archiving and Communication System). Uma característica que distingue o MMR de outros registros médicos computadorizados é uma técnica chamada Anotação Dinâmica de Imagem. Ela possibilita o uso de voz sincronizada, desenhos, gestos (movimentos do mouse) e manipulação de operações de imagem para fornecer descrições de condições identificadas em uma ou mais imagens médicas. O MMR funciona em conjunto com o sistema SIRENET MagicView da Siemens, o qual fornece o principal repositório para imagens e registros resultantes, bem como aquisição de imagens e manipulação de funções em um departamento ou clínica radiológica. Em uma sessão típica, médicos colhem imagens e informação do paciente da base de dados do MagicView, copiam aquelas que são relevantes para a criação do registro, submetendo então descrições anotadas detalhadas de suas observações (laudo radiológico) de forma inteiramente computadorizada. A qualquer momento eles têm a opção de parar, rever e mudar seu trabalho. No final da sessão, eles podem escolher colocar o registro resultante de volta no MagicView, ou distribuí-lo a outros colegas via rede de área local. O MMR fornece um meio rápido e eficiente de criar um registro intantâneo auto-exploratório. O destinatário de um registro multimídia pode examinar as imagens, visualizar as anotações de texto e ouvir as anotações de voz. Os desenhos dinâmicos e anotações de voz são apresentados como se fosse um video tape, exatamente como se eles fossem registrados pelo radiologista que criou o registro médico multimídia.

Informações e Vendas: info@scr.siemens.com 

MAXX: CD-ROM com Manuais Médicos 

O Maxx (Maximum Access to Diagnosis and Therapy) é um CD-ROM que dá acesso instantâneo a mais de 25 manuais clínicos populares, incluindo as últimas edições do Manual Washington de Terapêutica Médica e o Manual Washington de Cirurgia (ambos em inglês). O Maxx contém texto completo e gráficos de diagnósticos importantes e referências clínicas, com novas edições adicionadas quatro vezes por ano, e capacita a busca de mais de 17.000 páginas cobrindo 20 especialidades médicas. Possui um conjunto de fotografias, ilustrações e tabelas num total de 3.400 unidades. Este CD ROM também contém um módulo opcional sobre drogas, revisando suas indicações, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos. Neste módulo é possível ler sobre alguma terapia, e conseguir uma referência rápida para a droga recomendada. 

Informações e Vendas: Lippincott-Raven Publishers, PO Box 1600, Hagerstown, MD 21741-9932, USA. http://www.lrpubl.com

Topo   

Silvia Helena Cardoso 

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: