Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 4 Jul/Ago 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato 
 

Ant Prox 

Internet News 

MedicMail 

http://www.medicmail.com.br 

Um dos mais conhecidos sites brasileiros na Internet para médicos, hospitais e profissionais de saúde, e tem o objetivo de disponibilizar informações para profisionais de saúde, bem como incentivar o relacionamento profissional na classe médica e de outros profissionais de saúde. É um site de fácil navegação, que permite acesso a todo o seu conteúdo a partir da primeira página. Como característica importante, o MedicMail é um dos únicos sites brasileiros a fornecef o endereço de correio eletrônico de todos os profissionais que se cadastraram, divididos por especialidades (atualmente quase 4.000). Outro recurso interessante do site são diversos fóruns de discussão de temas de interesse médico. Neles, um médico sugere o tema e se torna o coordenador do fórum. A partir da abertura de um fórum, todos os comentários e sugestões devem ser encaminhados por email ao coordenador, os quais serão distribuidos aos demais integrantes inscritos no fórum. Existem vários assuntos, desde temas polêmicos, como a Lei de Doação de Órgãos, até discussões sobre medicina alternativa, ética médica, doenças e condições de diversos tipos, etc. O MedicMail também tem uma seção sobre Pesquisas & Estudos, ainda pequena, que publica artigos sobre temas médicos. A divulgação de eventos médicos e em outras especialidades de saúde é feita através da seção Congressos & Eventos. Há também um local com notícias gerais, concursos de residência médica e outros, oferta de oportunidades profissionais, etc., bem como uma seção para anúncios classificados médicos. 


Epilepsia.org.br 

http://www.epilepsia.org.br/ 

Este site foi desenvolvido para atender todas as pessoas interessadas em epilepsia no Brasil, desde pacientes e familiares até médicos e pesquisadores. Nele estão representadas as duas principais entidades relacionadas à epilepsia no país: A Liga Brasileira de Epilepsia (voltada aos médicos) e a Associação Brasileira de Epilepsia (voltada aos pacientes). O site, mantido pelo Grupo de Neuromídia do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Associação Brasileira de Epilepsia, tem como objetivo esclarecer o público leigo e orientar os pacientes epilépticos. Para tanto, apresenta sessões com informações, novidades, artigos cientícos e de divulgação, e estudo de casos clínicos com discussões de especialistas. Apresenta também a sessão "Banco de Talentos", onde existe um espaço parra as pessoas com epilepsia que queiram manter seus currículos de forma resumida. Da mesma forma, epilépticos que queiram oferecer um serviço específico, além de profissionais ou empresas que desejem dar uma oportunidade de trabalho a alguém com epilepsia podem usar este espaço. O objetivo é atender as necessidades de ambas as partes, empregador e empregado. Para participar, basta enviar e-mail para epilepsia@epilepsia.org.br 

 
Base de Dados Clínicos em Oncologia 

http://www.cancernetwork.com 

Este novo website, chamado Cancer Information Network, dá aos profissionais de saúde um acesso categorizado a informações sobre câncer. Ele inclui informações clínicas continuamente atualizadas, os procedimentos clínicos recomendados do National Comprehensive Cancer Network Practice Guidelines Conference, uma revisão científica em oncologia, a Anderson's Medical Oncology - A Comprehensive Review, revistas on-line cobrindo os últimos desenvolvimentos em oncologia, e uso ilimitado de pesquisa bibliográfica através do Medline, AIDSLINE e Cancerlit. Estão também disponíveis, em texto completo, mais de 2.100 artigos científicos referendados, comentários, e notícias sobre oncologia do Oncology News International e Cancer Management. Além disso, o site oferece um texto completo do Cancer Management: A Multidisplinary Approach, no qual 83 especialistas descrevem como eles detectam, diagnosticam e tratam mais de 30 tipos de câncer; um guia de referência de medicamentos, que diz como prescrever mais de 100 drogas para o câncer; e centenas de links diretos para centros médicos, pesquisa em câncer e organizações de apoio e escolas médicas. O serviço é gratuito para os profissionais de saúde americanos. Para os de fora dos EUA, é cobrada uma taxa de US$ 90.00 por ano para ter acesso à base de dados. Informações: Cancer Information Network c/o PRR, Inc., 11 Prospect St., Huntington, NY 11743 (fax 516-424-8911) 

Topo  Silvia Helena Cardoso

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: