Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

 Ant Prox 

Software 

Farmacologia Eletrônica 

Antonio Carlos Zanini, Aulus C. Basile, Wilson Follador e Seizi Oga  

Há muito tempo os países mais desenvolvidos reconhecem o valor da informação farmacológica para a prática médica e de assistência à saúde. O enorme número e diversidade de medicamentos, tanto genéricos quanto comerciais torna praticamente obrigatório que o profissional de saúde utilize obras de referência, cujo acesso e consulta podem ser extremamente facilitadas através da sua informatização. Assim. extensas linhas de produtos disponíveis através de bancos de dados dedicados, como os da United States Pharmacopeia Convention (USP), Physician's Desk Reference (PDR), MicroMedex, American Society of Hospital Pharmacists (ASHP) e outros, estão agora também mais acessíveis através de CD-ROMs e da Internet. Existem produtos tanto para o leigo (como, por exemplo, o Family Pharmacist, desenvolvido pela Mayo Clinic) quanto para os profissionais (por exemplo, o GenRX). Na Internet podem ser encontrados vários recursos importantes, como o PharminfoNet e outros.  

No Brasil este trabalho também tem sido desenvolvido, e os primeiros produtos eletrônicos em auxílio do profissional médico começaram a aparecer nos últimos dois anos. Através da iniciativa de um grupo de profissionais universitários da Universidade de São Paulo e da UNICAMP, surgiram o Guia de Medicamentos, que está disponível em duas mídias: através da Internet, no site do GuiaMed (http://www.guiamed.com) e na Farmácia Virtual (http://www.hospvirt.org.br), um projeto conjunto com o Hospital Virtual do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, apoiado pelos Laboratórios Biosintética; e também agora em CD-ROM. Descrevemos aqui esse produto, como exemplo do que se pode implementar em matéria de informação sobre medicamentos em forma eletrônica.  

Topo 

Projeto de Pesquisa 

O GuiaMed é baseado em extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento por profissionais universitários, cujo objetivo é promover o uso racional de medicamentos, através da melhoria da informação para profissionais de saúde, inclusive no sentido de fornecer elementos de decisão, tais como a informação sobre benefício/risco/custo (farmacoeconomia); e coordenação da padronização de medicamentos em hospitais e serviços de saúde de acordo com as necessidades locais (seleção institucional de medicamentos essenciais). Para o uso racional de medicamentos é indispensável pleno conhecimento das famílias farmacológicas e os equivalentes terapêuticos. O projeto conta com o apoio de docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os livros (impressos ou eletrônicos) obedecerão à recomendações da Farmacopéia Brasileira e os produtos serão impressos e divulgados através da Editora da Universidade de São Paulo, em convênio com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da da Universidade de São Paulo. 
Topo 

O GuiaMed em CD-ROM 

O Guia de Medicamentos Zanini-Oga é a única base de dados nacional completa e independente dos laboratórios farmacêuticos existente no Brasil. Para maior conveniência de consulta através de computador, a versão 1.0 está disponível em CD-ROM. Seu objetivo é a melhora da qualidade da prescrição pelos profissionais da saúde, bem como o gerenciamento e dispensação de medicamentos pelas farmácias e profissionais que trabalham na área.  

A base de dados contém praticamente todos os medicamentos produtos genéricos e comerciais disponíveis no mercado brasileiro e vários dos EUA e Europa, inclusive plantas medicinais e medicamentos homeopáticos, seus sinônimos (tesauro) e os medicamentos órfãos (para doenças raras).. Os medicamentos também podem ser buscados de acordo com a classificação por uso terapêutico (Classificação Alfa). O CD-ROM (assim como o livro impresso) tem também uma coleção de monografias completas de acordo com o nome genérico. Cada medicamento tem informações mais completas sobre os princípios ativos, nomes comerciais que os utilizam, indicação, contra-indicação, posologia e precauções; reações adversas, cinética e interações medicamentosas; interferência em exames laboratoriais, farmacologia, química (sal) e classificação terapêutica. Inclui ainda os nomes dos laboratórios produtores com endereço completo, telefone e fax, e o que cada laboratório produz. Finalmente, traz também os nomes e endereços de produtores de medicamentos órfãos, muito útil para a aquisição de medicamentos direto do produtor.  

O GuiaMed CD-ROM tem as seguintes características:  

  • informação sem vínculo com produtores ou comerciantes 
  • texto baseado em literatura científica e consenso de especialistas 
  • apoio/atualização pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e convênio com The United States Pharmacopeial Convention 
  • harmonização, hierarquização de textos e distribuição "em árvores" 
  • dois sistemas de consulta: global e específica 
  • distribuição da informação em "árvores" de localização; 
  • navegação no livro tipo Internet (links no início dos arquivos) vide descrição no ítem "escolha o modo de usar seu GuiaMed" 
Topo 

Consulta Dinâmica 

Como o GuiaMed CD-ROM é um "livro eletrônico", ele difere da forma tradicional pelo poderosíssimo sistema de busca. Além de medicamentos, pode-se fazer busca eletrônica de qualquer termo, por exemplo sintomas e doenças. Para apresentar o GuiaMed em CD-ROM os autores escolheram um software que se assemelha a um livro impresso, onde o texto está diposto página a página. Todavia, o CD apresenta disposição do texto diverso, com os temas distribuídos "em árvore", cuidadosamente preparada para o máximo proveito da busca eletrônica.  

 

As páginas do livro em CD podem ser apresentadas de três modos: 1) página a página, como no livro impresso; 2) em modo contínuo: permite ver a parte final de uma página e parte da página seguinte; 3) modo contínuo em tamanho pequeno, mostra quatro páginas na tela.  

Existem dois modos de consulta: o primeiro é a pesquisa global, que percorre uma a uma todas as palavras do livro, ou conjunto de palavras separadas por um espaço. Por exemplo, permite localizar, rapidamente o texto "tumor cerebral". O segundo modo é a consulta específica , que limita-se a apenas arquivo, à semelhança dos programas de texto, buscando qualquer conjunto de letras (string).  

O CD-ROM, com estrutura em árvore, foi estruturado em capítulos, acessados rapidamente através de "cliques" no nome do arquivo (ou capítulo) na primeira página (homepage) do livro. Uma vez dentro do capítulo, o leitor pode "rolar" o texto página a página ou, mais fácilmente, utilizar o mecanismo de "consulta específica" digitando qualquer conjunto de letras em sequência. A resposta irá mostrar, progressivamente, todos os textos daquele capítulo.  

O leitor pode ainda navegar entre a consulta global, vendo cada folha com o resultado da consulta, ou entre arquivos. A primeira forma de navegação é a mais recomendada, pois é a principal vantagem do livro eletrônico. Se o resultado não for exatamente o desejado, pode-se navegar entre as buscas. Já a navegação entre arquivos, quando se inicia pela homepage, é em tudo semelhante a um livro impresso. A home page é o índice e progressivamente se busca títulos e sub-títulos, como se folheia o livro.  

Os autores também desenvolveram outro software para a prescrição eletrônica, preparado para uso em rede, onde o texto é apresentado sob a forma de base de dados. Este software permite a impressão da receita, por nome genérico e o acesso à informação é preparado para atender rapidamente as necessidades de prescrição. 

Topo 

Para Saber Mais 

Moretti, P. e Zanini, A C. - A Farmácia Virtual. Revista Intermedic 1(2): , 1997. 
 
 
Topo 

O Autor

Antonio Carlos Zanini é Professor Associado de Terapêutica Clinica da Faculdade de Medicina da USP, Consultor da Farmacopéia Americana e da OMS. Coordenador da Informação sobre Medicamentos da AMB. Diretor-Presidente do Grupo Zanini-Oga. Email: farmacia-virtual@hospvirt.org.br  

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: