3. Pesquisa Bibliográfica na Internet

Voltar ao índice

O acesso rápido eatualizado à informação científica é de fundamental importância para as Ciências da Saúde. Os meios tradicionais, como os periódicos, anais de congressos e livros, são, até hoje, a principal forma de divulgação de conhecimento, e representam um enorme volume acumulado de saber. Além disso, a literatura de saúde está crescendo de uma forma exponencial, tornando muito difícil para o médico e outros profissionais de saúde acompanharem o progresso do conhecimento, até mesmo dentro da própria especialidade.

Desde o século passado, foram desenvolvidos vários recursos para facilitar a pesquisa de artigos científicos em saúde. Quase todo mundo conhece o Index Medicus, produzido pela National Library of Medicine dos EUA (Biblioteca Nacional de Medicina), e que indexa as principais revistas de ciências da saúde do mundo, facilitando em muito a pesquisa bibliográfica. Nas duas últimas décadas,a colocação dessa base de dados bibliográficos em forma computadorizada, disponível nas formas on-line (ou seja, através de redes de computadores) e em CD-ROM, revolucionou e popularizou o acesso à informação contida no MEDLINE, que é como se chama o sistema computadorizado desenvolvido pela NLM.

O acesso on-line tem muitas vantagens em relação ao CD-ROM. A base de dados está sempre atualizada com as últimas referências, todos os anos do MEDLINE estão acumulados em um único arquivo. O melhor de tudo é que esse acesso é inteiramente gratuito, inclusive com resumos, e dando a possibilidade de solicitar a separata pelo próprio acesso on-line.

Acesso à MEDLINE

A pesquisa bibliográfica pelo MEDLINE é muito simples. Ela está disponível para pesquisa através de vários sites na Web. Basta entrar em um deles, e preencher os campos com as palavras-chave desejadas.Cada site usa um mecanismo de busca ligeiramente diferente. Alguns oferecem uma busca rápida, com poucas opções, bem como uma busca mais sofisticada (por exemplo, por autor, por palavra de título, ano, idioma, autor, tipo de trabalho, etc., usando expressões lógicas do tipo AND e OR, etc.).

A base de dados original da MEDLINE pode ser pesquisada gratuitamente na própria National Library of Medicine, em um site chamado PubMed ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed ), desenvolvido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI). Embora seja apenas em inglês, é um dos melhores mecanismos de busca bibliográfica, pois utiliza conceitos avançados de similaridade de temas (por exemplo, ao lado de cada artigo achado existe um link chamado "See Related Articles ", que refina tremendamente a busca, dando ótimos resultados. Como desvantagens, é inteiramente em inglês, e embora possibilite o pedido on-line de separatas, ele é muito caro e precisa ter uma conta nos EUA.

Veja abaixo uma seqüência típica de pesquisa no PubMed.

Ao entrar no endereço acima, você verá a seguinte tela:

Clique nas imagens para ver em tamanho maior

Na tela inicial dá-se acesso à busca simplificada (rápida), na qual você digita as palavras-chave a serem usadas, em texto livre. Note que a base de dados a ser usada (existem outras no NCBI) já está pré-selecionada em PubMed.

Neste exemplo, estamos querendo localizar trabalhos sobre imagens do cérebro  em demência causada pela AIDS. Usamos então as palavras-chave em inglês:

brain imaging dementia AIDS

Podemos, opcionalmente, utilizar a palavra AND ("e") ligando as palavras-chave, para indicar que AMBAS as palavras devem ocorrer no artigo. Clique no botão 

Se você quiser adicionar nomes de autores às palavras-chave da busca, também é permitido. O nome de um autor deve ser colocado apenas como sobrenome, mas se quiser colocar com os prenomes, eles devem vir abreviados, logo após o sobrenome, entre aspas. Por exemplo:

"Jatene AD"

O servidor realiza então uma pesquisa na base de dados, e retorna uma tela com a lista de trabalhos localizados. Cada trabalho é apresentado com um  "link" para o resumo, e outro "link" para realizar outra pesquisa com base em similaridade com o artigo indicado. Além disso, o usuário pode clicar em uma caixa para escolher os resumos que deseja ler.

Normalmente são apresentados 10 trabalhos por tela, e se a pesquisa tiver rendido mais do que isso, telas sucessivas, numeradas, poderão ser acessadas, clicando no número correspondente. Outra possibilidade é você refazer a pesquisa especificando um número maior de referências por tela, escolhendo no menu Show:

 
 
Neste exemplo, selecionamos o primeiro e o segundo trabalhos listados, e clicamos no botão Display, na barra de controle, com a opção Abstract selecionado no menu ao lado.

Existem várias outras formas de exibição dos resultados, sendo as principais:

A opção Sort também permite que você controle a ordem em que serão apresentados os trabalhos (ordem alfabética de autor, ordem cronológica de publicação ou ordem alfabética de publicação). Normalmente, se essa opção não for selecionada, o MEDLINE apresenta os trabalhos em ordem cronológica inversa (os mais recentes primeiro).

O resultado é mostrado na tela abaixo:

Os resumos selecionados são mostrados na tela.

Note que alguns artigos já trazem link para o artigo em texto completo, na forma de um ícone de imagem logo abaixo da fonte bibliográfica. Se esse artigo for gratuito, clicando sobre o ícone remete imediatamente para o texto completo. Se ele for pago, o site da revista irá solicitar pagamento ou comprovante de assinatura.


 

Gravando os Resultados

Existem botões na sua parte superior e inferior que permitem armazenar o conteúdo da página pesquisada de várias maneiras:

O botão Save grava a página no seu disco local, em formato HTML. Depois você poderá visualizá-la usando o seu navegador de Internet. Escolha um local no disco onde armazenar a página, e digite um nome para o arquivo.

O botão Text exibe novamente a página listando os resumos selecionados em forma de texto simples (ASCII), que poderá ser copiado e colado em outro programa (por exemplo, Word), ou gravado no disco neste formato, clicando no menú Arquivo/Salvar Como do software de navegação.

O botão Clip Add vai armazenar todas as referências selecionadas em uma área de memória temporária no servidor da MEDLINE, com uma capacidade total de 200 referências, e um tempo de armazenamento de uma hora. Esse recurso é muito interessante, pois à medida que você vai achando trabalhos interessantes, que deseja listar depois todos juntos, você vai jogando esses trabalhos para a área de memória (Clipboard). Para visualizar os trabalhos gravados no Clipboard, clique nesta palavra no menu superior da tela, logo abaixo da caixa de termos de pesquisa:

Finalmente o botão Order permite que você entre num formulário de pedido de separatas para a NLM.

Refinando a Pesquisa

Como falamos acima, o PubMed tem uma grande vantagem em relação aos "concorrentes", que é a possibilidade de refinar e tornar mais seletiva a sua pesquisa. Existem dois mecanismos para fazer isso:

Os limitantes para pesquisa ficam ativos para todas as pesquisas subseqüentes, até que você os "desligue".

Por exemplo: vamos supor que você quer achar todos os ensaios clínicos publicados nos últimos dois anos sobre imunização da malária, com humanos adultos (mais de 19 anos), com resumo, em inglês, que tenha sido publicado numa revista clínica principal. As palavras chave (immunization e malaria) devem aparecer em qualquer campo de texto, como o resumo.

Veja como fica a solução:

O resultado da pesquisa:

Note como aparece uma faixa amarela no topo, contendo os limitantes da pesquisa.

Outros Sites para Pesquisa

No Brasil, o site de acesso oficial à MEDLINE é a BIREME (http://www.bireme.br ), antigamente denominada Biblioteca Regional de Medicina, e que hoje tem a denominação de Centro de Informações em Saúde para a América Latina e o Caribe. É um órgão da OPAS (Organização Panamericana de Saúde).

O acesso à BIREME é gratuito, também. As bases principais disponíveis são a MEDLINE, e LILACS (Literatura Latino Americana de Ciências da Saúde, que contém revistas da região, que não são cobertas pela MEDLINE). Diversas outras bases são cobertas pela BIREME, com a desvantagem que é necessário entrar em cada uma delas, separadamente para fazer a pesquisa.

Para fazer a pesquisa, na página inicial da BIREME, clique em Literatura científica. Irá aparecer uma lista das bases de dados bibliográficos:

A tela de pesquisa básica também é bastante simples:

Você pode entrar as palavras-chave em inglês, português ou espanhol.

Uma grande vantagem da BIREME é que os pedidos de separata podem ser feitos on-line, apenas pelos inscritos, e são baratos (R$ 3,80 por artigo de 10 páginas), sendo enviados pela Internet, pelo correio ou por fax (R$ 2,10 por página). Um sistema chamado BITNIS, permite que você tenha uma conta corrente, na forma de crédito depositado, que é deduzido a cada uso do sistema.

Outro sistema muito interessante para acesso à MEDLINE é o site americano MedScape (http://www.medscape.com/). Tem um bom sistema de busca, gratuito para profissionais de saúde que se registrem previamente, recebendo uma senha. Faz pesquisa na MEDLINE, AIDSLINE (artigos sobre AIDS) e TOXLINE (artigos sobre toxicologia), além na própria base de artigos médicos do MedScape, que é extensa. Tem a vantagem de ligar-se também aos artigos on-line, quando existem, e fornece cópia relativamente barata do artigo por solicitação também on-line .

O BioMedNet (http://www.biomednet.com) é outro site americano que oferece um serviço diferenciado, denominado Evaluated MEDLINE. Além das pesquisas na base de dados bibliográficos, tem resenhas de alguns artigos, feitas por especialistas, e proporciona links diretos da referência bibliográfica para o artigo on-line em texto completo, quando existe, e links reversos, do artigo citado para MEDLINE. As separatas podem ser pedidas on-line, com um sistema semelhante ao BITNICS, apenas para assinantes do serviço.

Leia depois o artigo sobre revistas on-line para saber como ter acesso ao texto completo dos artigos depois de ter localizado.



Exercício 3.1

Utilizando a BIREME, faça uma pesquisa na base de dados LILACS sobre a epidemiologia da dengue no Rio de Janeiro. Repita a pesquisa na base de dados PubMed. Selecione os três trabalhos que achar mais adequados para sua pesquisa. Envie para o email do professor: a) sua estratégia de busca (palavras-chave em ambos os casos), b) os títulos dos trabalhos que localizou. 

Resposta: 

Palavras-chave para a BIREME: epidemiologia dengue 

Palavras-chave para o PubMed: Dengue epidemiology Rio de Janeiro
 

Exercício 3.2

Utilizando o PubMed, faça uma pesquisa na base MEDLINE, procurando todos os trabalhos de ensaio clínico sobre homeopatia no tratamento de diarréia, em inglês, com resumo, publicado nos últimos cinco anos. Envie para o email do professor: a) sua estratégia de busca (palavras-chave em ambos os casos), b) os títulos dos trabalhos que localizou.

Resposta:

Palavras-chave: homeopathy diarrhea

Estratégia de busca: clicar em Limits e escolher como idioma o inglês, como tipo de publicação Clinical Trials, clicar na caixa de resumo, Entrez Date colocar 5 years.

Resultado: só um trabalho achado. Homeopathic treatment of acute childhood diarrhea: results from a clinical trial in Nepal. Altern Complement Med. 2000 Apr;6(2):131-9.

 Pesquisando pelo Sistema MeSH

O MeSH Browser é um método avançado de pesquisa que permite  usarmos o dicionário de termos padronizados (tesauro) embutido no MEDLINE, o que aumenta muito a precisão e os resultados de uma busca. O MESH Browser faz a pesquisa dos termos que você deseja usar, diretamente no dicionário, e depois permite que você combine um ou mais termos para realizar a pesquisa no MEDLINE.

MeSH Significa Medical Subject Headings (Títulos de Assuntos Médicos ).

Por exemplo, vamos supor que queremos pesquisar o envolvimento da angiotensina na terapia do infarto agudo do cardíaco.

A nossa primeira idéia de termo de busca em inglês, por exemplo, seria usar "infarto cardíaco", o que em inglês seria " heart infarction". No entanto, pode ser que os autores tenham usados outros termos (infelizmente existem mais de 10 sinônimos para essa entidade clínica), e nesse caso perderíamos os trabalhos que não usam o termo que estamos especificando, se formos fazer uma busca normal.

O MeSH é a solução para isso. Para sabermos qual é o termo padronizado para infarto cardíaco, portanto, recorremos ao MeSH Browser, que pode ser acionado clicando no ítem de menu na barra esquerda do site do PubMed.

Agora, na caixa de busca, escrevemos o termo desejado: " heart infarction", e clicamos no botão "Go". Note que o MeSH informa que esse termo não existe de forma exata no dicionário, e abre uma caixa com uma lista de termos alternativos. Notamos rapidamente que " myocardial infarction " pode ser um bom candidato, escolhemos clicando nele e em seguida no botão Browse this term.

Clique aqui para aumentar

Como resultado, obtemos um ítem padronizado do MeSH, com a respectiva definição de dicionário e o seu lugar na hierarquia, ou árvore, de classificação. Note que " myocardial infarction " faz parte do grupo das isquemias do miocárdio, que por sua vez faz parte das doenças cardíacas.

Clique aqui para aumentar

Note que existe um link ao lado do termo, chamado Detailed display. Este link chama uma lista de modificadores, que permitem refinar a busca em cima deste termo. Clicando nele, obtemos a seguinte tela:

Clique aqui para aumentar

Podemos escolher então o modificador " therapy", que se adapta bem à nossa busca. Em seguida clicamos no botãoAdd , usando o operador AND. Note, na tela seguinte, que o sistema automaticamente gerou um termo de busca denominado por extenso " Myocardial Infarction/therapy[MESH] ",que é o que será usado para a busca. Agora escolhemos na caixa de busca do MeSH outro termo, " angiotensin". Desta vez, nosso termo idealizado é quase idêntico ao termo registrado no dicionário (a única diferença é que ele aparece no plural), e podemos novamente clicar no botão Add .

Clique aqui para aumentar

O sistema produz então a equação de busca combinada:
"Myocardial Infarction/therapy[MESH] AND Angiotensins[MESH] " e podemos clicar no botão PubMed Search para pedir a pesquisa e obter os resultados:

Clique aqui para aumentar

Conclusões

Idealmente, uma pesquisa bibliográfica no MEDLINE deve ser feita utilizando o MeSH. Sua utilização é um pouco diferente da pesquisa convencional, pois não se colocam todos os termos de busca de umaúnica vez na caixa de entrada, mas um a um, testando se ele existeno dicionário MeSH, e clicando no botão Add para ir compondo a frase de busca. Finalmente, realiza-se a busca no MEDLINE.A caixa que contém a frase de busca pode ser modificada, adicionandooutros termos livres, conforme necessário, e combinando-os com ORe AND ou NOT.

O uso do MeSH garante que seus resultados sejam mais completos. Por outro lado, é preciso ter em mente que existem muitos termos médicos recentes que ainda não existem no MeSH, e que portanto devem ser usados como termos livres na busca.

O importante para quem faz pesquisa bibliográfica no PubMed é saber bem inglês. Se você não tem certeza quanto aos termos a serem usados na busca, utilize um bom dicionário médico português-inglês. Existem vários na Web. Recomendamos o Multilingual Glossary of Medical Terms (vide endereços abaixo).

Finalmente, é importante notar que existem muitas outras bases de dados bibliográficos em áreas correlatas, algumas pagas, outras gratuitas, que permitem a busca de referências em Psicologia, Biologia, Zoologia, Educação, etc. Vejam alguns endereços abaixo.

Endereços na Internet

Bases de Dados em Outras Áreas


Exercício 3.3

Utilizando o sistema de busca MeSH na base de dados PubMed, realize uma pesquisa bibliográfica sobre um tema de sua preferência, que tenha pelo menos três palavras-chave (unitermos). Envie para o professor, por email: 

  • O enunciado da busca, ou seja, qual o tema do trabalho que queria procurar
  • As palavras-chave iniciais que você usou
  • As palavras-chave correspondentes do MeSH
  • A equação de busca gerada pelo MeSH e/ou modificada por você