Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Software


PointCast

O PointCast permite instalar em seu computador um serviço personalizado de notícias, que são mandadas automaticamente várias vezes por dia diretamente para seu disco.

Intermedic: Revista de Internet e Medicina

 

[ Como funciona | Recursos ]

 


Uma empresa norte-americana, chamada Pointcast (http://www.pointcast.com), lançou um sistema que permite colocar em seu computador um serviço personalizado de notícias pela Internet, que utiliza uma nova tecnologia chamada "push" (em inglês, empurrar). Ela recebeu esse nome pois é uma transmissão de notícias ponto a ponto, ou seja, do gerador para o receptor, ao contrário da emissão de programas padronizados, como no jornal, na TV e no rádio comuns. Assim, o seu computador (o "cliente" de uma rede de informações) não precisa mais visitar os sites na Internet, para puxar a informação desejada (tecnologia "pull"), como sempre ocorreu até agora.

O PointCast não é a única empresa do mercado a utilizar a tecnologia "push" (existem muitas outras, como Castanet, BackWeb, etc.), mas é considerada como uma das melhores e com maior número de assinantes.

Como Funciona

O sistema da PointCast utiliza um software especial, que você pode copiar gratuitamente através da Internet. Ele é um "browser" especializado, com operação parecida com o Netscape ou Internet Explorer, com uma diferença: ele recebe material multimídia continuamente da emissora. Você pode personalizá-lo, especificando qual é a periodicidade dessa atualização (duas, três ou mais vezes por dia, em horários predeterminados). A comunicação e armazenamento das notícias ocorre automaticamente, ficando disponíveis no seu disco para você olhar quando quiser.


Tela de personalização dos canais do PointCast.

Um aspecto muito interessante do pointcasting é que você pode montar uma lista de assuntos e/ou fontes que deseja receber. Existem muitas emissoras de notícias gerais para a PointCast, como jornais americanos, a CNN, etc. Notícias sobre temas específicos, como Internet, bolsa de valores, empresas, saúde, meteorologia, ecologia, entretenimento, esportes, etc., também podem ser selecionadas e adicionadas ao seu perfil pessoal de interesse. A PointCast manda então somente as notícias sobre esses tópicos. Por exemplo, as notícias sobre saúde são geradas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Johns Hopkins, uma das melhores dos EUA, através de um serviço chamado "InteliHealth", e são divididas em subtópicos (saúde da mulher, do homem, das crianças, etc.)

O cliente do PointCast pode ficar o tempo todo monitorando a sua conexão com a Internet, e atualizar as notícias quando for necessário. Ele instala opcionalmente um protetor de tela que fica passando resumos das notícias em tempo real.

Exemplo de protetor de tela dinâmico criado pelo cliente do PointCast

Recursos

Outro recurso poderoso dado pelo software cliente da PointCast é que ele pode disparar o Netscape ou outro browser geral da Internet existente em sua máquina, já entrando diretamente em um site da WWW que contenha informações adicionais. As matérias de saúde da IntelliHealth e da CNN contém links para vários outros artigos e notícias correlatas.

O software da PointCast é muito fácil de usar, e uma vez tendo sido instalado e personalizado, opera de maneira totalmente automática. A atualização é relativamente rápida, mas quem acessa a Internet poucas vezes por dia, e através de linhas discadas, precisa ficar atento para não congestionar sua conexão no momento da atualização (o ideal para quem quer PointCast é ter uma ligação permanente à Internet).




Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil
Searle
Brasil