Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Resenha

Internet y Medicina

Luis G. Pareras
Editora Masson SA, Barcelona, Espanha, 1996 
709 pg., ISBN 84-458-0450-2

Revisto por Renato M.E. Sabbatini, PhD
Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas

Existem ainda poucos livros sobre as aplicações da Internet na Medicina. A maioria deles foi editada nos EUA, e portanto têm um forte condicionante cultural, indesejável para usuários de outros países. Além disso, todos eles são muito seletivos quanto ao número e variedade de recursos mostrados, o que prejudica o leitor à busca de informação mais especializada.

Embora guias de uso da Internet fiquem obsoletos praticamente no dia seguinte após terem sido editados, eles ainda são úteis para dar uma visão geral para o usuário principiante, bem como para servir de listagem de endereços dos sites mais interessantes ou de melhor qualidade.

O livro aqui resenhado, "Internet y Medicina", é a primeira publicação do mundo de fala castelhana. É de autoria do Dr. Luís G. Pareras, um jovem médico catalão, neurocirurgião e informata médico (email: pareras@ibm.net), especialista em aplicações da Internet na Medicina. Segundo a definição dada pelo próprio autor, trata-se de "o guia de referência para o aproveitamento máximo dos recursos médicos da Internet", e serve tanto para o principiante quanto o usuário experimentado na Internet.

O livro é simplesmente excelente, extremamente completo e muito bem feito, tanto do ponto de vista gráfico, quanto do conteúdo. É dividido em cinco partes:

O livro é muito bem diagramado, contando com centenas de exemplos de telas (infelizmente, só em preto e branco), e uma breve descrição analítica dos sites mais importantes. A linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão e muito objetiva. Era uma obra que estava fazendo falta para os aficionados médicos da Internet. O livro já está sendo traduzido para o francês, inglês e português, portanto, brevemente o Dr. Pareras será conhecido pelo seu notável trabalho de compilação em todo o mundo.

A única coisa que realmente faz falta é um disquete contendo um documento em HTML com todos os links discutidos ao longo do livro. É muito tedioso digitar os longos e complicados endereços listados, e seria ótimo poder contar com um bookmark.

Veja outros livros sobre Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual


Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação: 
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP  
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas  
© 1997 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio: 
  
Searle Farmacêutica 
Brasil