Um Sistema Interativo de Cálculos para Terapia Intensiva

Eneida Rached Campos



Revista Informédica, 1(1): 5-11, 1993.


A Unidade de Terapia Intensiva, a Unidade de Retaguarda e a Unidade Coronariana de hospitais e pronto-socorros necessitam frequentemente realizar cálculos importantes, que ajudam e agilizam a tomada de condutas médicas,a partir de dados colhidos durante o atendimento a seus pacientes. Devido à sua complexidade e potencial de erro, atualmente é desejável que estes cálculos sejam realizados, sempre que possível, com o auxílio de programas de computador ou calculadoras programáveis. Além dos cálculos de parâmetros que avaliam a função respiratória e cardiovascular, é comum, em muitas Unidades de Terapia Intensiva, realizar uma avaliação prognóstica dos pacientes críticos internados, como por exemplo através do sistema APACHE II (Knaus, 1985) ou semelhantes. Sistemas como esse exigem, por sua vez, a coleta, armazenamento e análise de um número razoavelmente grande de variáveis fisiológicas, dados clínicos e individuais do paciente.

Embora existam muitos programas para a realização dos cálculos acima descritos, não encontramos programas que incorporassem todos os cálculos (inclusive o APACHE II) em uma única tarefa, e que tivessem uma interface gráfica de fácil e rápida utilização, como a disponível atualmente através do sistema Windows em microcomputadores.

Por este motivo, desenvolvemos um programa denominado UTICálculos, cujo objetivo é auxiliar o médico e a enfermeira intensivistas na realização rápida dos principais cálculos utilizados em terapia intensiva.


Características do Programa

O programa UTICálculos foi desenvolvido utilizando a linguagem Visual BASIC 3.0 Professional, que permite a elaboração de programas com requintada interface visual gráfica e de utilização para o ambiente Microsoft Windows 3.1, em microcomputadores compatíveis com o IBM-PC.

Os cálculos contemplados pelo programa são

  • A partir dos dados fisiológicos e clínicos, o sistema calcula também o APACHE II, que é um sistema de classificação da severidade da doença do paciente crírico. Este escore é baseado no cálculo do APS, e em um sistema de pontuação por idade e tipo de doença crônica.

    Todos os dados calculados podem ser exibidos na tela, ou impressos na forma de um relatório detalhado, para incorporação ao prontuário do paciente.

    O programa foi desenvolvido com base nas informações e equações proporcionadas pelo Prof.Dr. Renato G.G. Terzi, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas e chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, publicados em seu livro (Terzi e Araújo, 1993).


    Funcionamento do Programa

    Inicialmente, o programa deve ser instalado no disco rígido do computador do usuário, a partir do disquete fornecido. Para utilizar o programa, a configuração recomendada é um microcomputador compatível com IBM-PC modelos 386 ou maior, com 2 Mbytes de memória RAM e monitor de vídeo monocromático ou em cores, tipo VGA ou SuperVGA. Para obter relatórios impressos, recomenda-se impressora de jato de tinta ou laser, compatível com HP. A instalação é feita através do Program Manager (Gerenciador de Programas) do Windows, a partir da execução de um programa disponível no disquete fornecido, denominado SETUP.

    Em seguida, o usuário deve se cadastrar, usando o ítem Usuários do menu principal, e fornecer vários dados necessários para a operação do programa e obtenção de relatórios, acionando o ítem Incluir do menu principal.


    Figura 1


    O programa apresenta um menu principal e duas telas (formulários) de entrada e exibição de resultados. A primeira tela contém os dados de identificação do paciente, os dados da gasometria e da coleta de dados hemodinâmicos. Apresenta, após realizar os cálculos, todos os parâmetros respiratórios e cardiovasculares, incluindo índices. A segunda tela se refere ao cálculo do Apache, e contém, como a primeira, o formulário para a entrada dos dados e os resultados calculados.

    O menu principal apresenta funções que permitemincluir novos pacientes, gravar os resultados no banco de dados (ver abaixo), apagar os dados de um paciente do banco de dados, imprimir os resultados e dar acesso ao sistema APACHE II.aa O ítem Refresh permite a recuperação de qualquer problema ou erro, e reorganizar o banco de dados. O ítem Sair encerra o programa, e o ítem Help dá acesso ao sistema de auxílio do Windows, que contém instruções sobre o programa e sua operação.


    Armazenamento e Análise de Dados

    Outra característica importante do programa UTICálculos é a possibilidade de efetuar o armazenamento dos dados e seus respectivos cálculos, em um banco de dados compatível com outros programas do ambiente Windows (arquivo UTICALC.MDB, que pode ser lido pelo sistema MS Access). O programa permite: Essa característica permite agilizar a recuperação de informações e proporciona o uso posterior de uma interface amigável de análise e elaboração de relatórios, através de qualquer programa compatível com o ambiente Windows, tais como a planilha MS Excel e outros, permitindo a criação de gráficos, relatórios gerenciais, estatísticas, apoio a pesquisa e controle de qualidade do atendimento.

    Figura 1



    Disponibilidade

    O programa UTICálculos está disponível para aquisição através do Centro de Documentação em Informática Biomédica (CEDIB), do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, pelo custo de R$ 75. Interessados em adquirí-lo deverão escrever para o citado Centro, à Caixa Postal 6005, Campinas, SP, CEP 13081-970, seguindo os procedimentos relatados na revista Informédica (página 25) para aquisição de shareware.

    Agradecimentos

    A autora agradece as informações e o apoio proporcionados pelo Prof.Dr. Renato G.G. Terzi, bem como a avaliação do programa e a revisão crítica do manuscrito do presente artigo, feitos pelo Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP.

    Referências Bibliográficas

    Knaus, W. A.; Draper, E. A.; Wagner, D.; Zimmerman, J. E. - APACHE II: A severity of disease classification system. Critical Care Medicine, 13 (10): 818 - 829, 1985. Terzi, R.G.G.; Araújo, S. - Técnicas Básicas em UTI. 1993.
    Voltar à HomePage Voltar ao Índice de Artigos Enviar email p/o Editor
    Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini