Resenha de Software


BodyWorks em CD-ROM

Renato M.E. Sabbatini
Editor Científico renato@sabbatini.com


Revista Informédica, 2 (12), 17-18, 1995


O consagrado BodyWorks, um bom software para aprendizado de anatomia em nível elementar, agora está disponível em versão para CD-ROM, muito melhor e mais completo. Além disso, o novo software de acesso é executado sob o Windows 3.1, permitindo uma interface de usuário mais padronizada, de maior nitidez e de maior facilidade (embora a interface do BodyWorks para DOS já fosse bastante boa). A versão em CD-ROM do BodyWorks incorpora os seguintes recursos:

De maneira geral, o produto é de excelente qualidade, principalmente com respeito à parte visual. As ilustrações anatômicas foram feitas de forma profissional, o rigor científico e exatidão da nomenclatura são muito bons, embora se trate de um produto para leigos. Os textos associados às ilustrações são bastante simples, e fornecem apenas informações superficiais. As animações gráficas são muito bonitas e educativas, enquanto que as imagens médicas tem interesse apenas ilustrativo ou motivacional, não se constituindo em fonte considerável de informação adicional. Quanto aos textos sobre temas de saúde, são incompletos e superficiais, não se constituindo no ponto forte desse belo programa.

Em conclusão, o software BodyWorks se presta ao estudo ou base de dados de referência, para consulta, em nível de colegial ou de cursos superiores paramédicos. Entretanto, não tem detalhe suficiente que o permita utilizar em substituição a um dos clássicos atlas ou textos anatômicos usados nas escolas médicas, como o Gray ou o Testut. Pode ser bastante interessante para o profissional médico ter uma cópia deste CD-ROM no consultório, principalmente quando for explicar alguma doença ou procedimento para um paciente, ou para dar aulas para pessoal paramédico auxiliar.


Voltar HomePage Voltar ao Índice de Resenhas Enviar email p/o Editor
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini