Resenha de Livro



Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial

José Armando Valente (Ed.). Campinas: Editora da UNICAMP e

Renato M.E. Sabbatini
Editor Científico renato@sabbatini.com


Revista Informédica, 1(3): 19, 1993


Organização dos Estados Americanos (OEA), 314 pg., 1992. Nos últimos 10 anos, a Universidade Estadual de Campinas, e particularmente o grupo liderado pelo Dr. José Armando Valente, primeiro no Núcleo de Informática Biomédica, e depois no Núcleo de Informática em Educação, se notabilizou por avançadas pesquisas utilizando computadores e a linguagem LOGO, para diagnóstico e reabilitação de crianças e jovens deficientes físicos e mentais. Este livro nasceu em parte do projeto desenvolvido pelo Prof. Valente e numerosos docentes de várias unidades da UNICAMP, intitulado "Disseminação dos conhecimentos sobre como usar o computador na educação de crianças excepcionais", sob o patrocínio da OEA. É, portanto, uma coletânea de artigos que foram produzidos como resultado deste intenso e abrangente trabalho. Além de relatar a experiência dos autores, procura elaborar um questionamento do valor do computador no processo ensino-aprendizado em educação especial.

Os capítulos do livro são divididos em três seções homogêneas: 1) Fundamentos, com seis capítulos, todos redigidos pelo Prof. Valente; 2) Estudos de casos, com sete capítulos. e 2) Relatos de experiências, com vinte e oito capítulos. Entre os numerosos assuntos tratados no relato de casos e experiências, estão: uso de LOGO no aprendizado em deficientes auditivos e visuais, com paralisia cerebral, com síndrome de Down, com dificuldades de aprendizado, com deficiências físicas; o computador como instrumento auxiliar na avaliação diagnóstica, neuropsicológica e pedagógica de deficientes, o uso de videojogos, o uso alternativo do LOGO na educação terciária, etc. São relatados casos de todo o Brasil, e também de vários países latino-americanos.

Não existe em língua portuguesa (e mesmo em outros idiomas) livro tão completo, rico e abrangente como o editado pelo Prof. Valente. Os trabalhos relatados dão uma visão abrangente e esperançosa do poder do computador no auxílio às crianças com necessidades especiais. Portanto, o livro é altamente recomendável para os psicólogos, educadores, médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerentes educacionais e assistentes sociais interessados no tema.


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