Ética e Informática Médica


Renato M.E. Sabbatini

Editor Científicorenato@sabbatini.com
Revista Informédica, 2(12): 4, 1994.


A ética médica exige, entre outras coisas, o sigilo e a privacidade das informações sobre o paciente. A implantação de sistemas informatizados de apoio ao registro médico e à decisão estão trazendo novos problemas e situações em relação aos sistemas manuais, que precisam ser identificados adequadamente e tratados, eventualmente, pela ética médica. Por exemplo, a Informática permite o tratamento e armazenamanto de grandes massas de dados, facilitando a perda, o mau-uso, etc.; os sistemas de telemática tornam os dados mais vulneráveis à acessos externos não autorizados, e a facilidade de alteração dos dados registrados eletronicamente acarreta perigos adicionais à vida e ao bem estar dos pacientes (tais como códigos de diagnósticos errados, por e-xemplo), além de facilitar a fraude.

Estes problemas têm crescendo exponencialmente com a adoção de sistemas informatizados de processamento de seguros médicos, que invocam contratualmente o direito à informação privilegiada do paciente e do seu médico, colocando em perigo a inviolabilidade da mesma. Verdadeiros absurdos estão acontecendo, como atendentes pouco qualificados ditando pelo telefone aos convênios informação sobre a história clínica de pacientes, perante toda a sala de espera !

Outro problema é que os softwares existentes de informatização de consultórios e hospitais, tanto na área clínica quanto administrativa, tomam poucos cuidados na proteção da confidencialidade e da segurança dos dados dos pacientes. As técnicas de proteção adotadas são, no mínimo, primitivas e insuficientes para deter um usuário bem dotado em co-nhecimentos de Informática. Recentemente, nos EUA, um hospital da Califórnia teve seus arquivos computadorizados de pacientes aidéticos invadidos por um terminal externo, os quais foram roubados e em seguida utilizados para tentativas de chantagem.

Está na hora de começarmos a pensar sobre esses assuntos, no Brasil, também


Voltar à HomePage Voltar ao Índice de Editoriais Enviar email p/o Editor
ISSN 1413-0947
Copyright © 1995 Renato M.E. Sabbatini