Associações de Informática em Saúde

Renato M.E. Sabbatini

Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin Email:renato@sabbatini.com

Revista Informédica, 2 (10): 13-14, 1994.


Existem atualmente mais de 40 associações e sociedades científicas em todo o mundo, dedicadas à Informática aplicada ao setor médico e de saúde. Cerca de 33 dessas associações se constituíram em uma federação internacional, denominada International Medical Informatics Association (IMIA), fundada em 1978. Até 1989, a IMIA era um Grupo de Interesse Especial dentro da International Federation for Information Processing (IFIP), porém desse ano em diante passou a ser uma organização profissional autônoma, filiada à IFIP. Os objetivos básicos da IMIA são: a promoção da Informática na Medicina e Saúde e na pesquisa biomédica, o progresso da cooperação internactional, o encorajamento à pesquisa, desenvolvimento e aplicações de rotina, a disseminação e o intercâmbio de informação, bem como representar o setor na Organização Mundial de Saúde e outras organizações internacionais similares. Os países-membros da IMIA (entre os quais está o Brasil, através da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, fundada em 1986) se agrupam em Federações regionais, que são três atualmente: a Federação Européia, a Federação Latinoamericana e do Caribe, e a Federação Asiática, Australásia e Extremo Oriente. Entre suas principais atividades, a IMIA organiza um Congresso Mundial de Informática Médica a cada três anos (MEDINFO). O último MEDINFO ocorreu em Genebra, em 1992, e voltará a ocorrer em 1995, em Vancouver, no Canadá. Além desse congresso principal, as federações regionais também costumam organizar congressos próprios, sendo o mais antigo o Congresso Internacional de Informática Médica promovido anualmente pela Federação Européia de Informática Médica (EFMI).

A maior associação nacional de Informática Médica é a norte-americana (AMIA - American Medical Informatics Association), que tem atualmente cerca de 3.000 associados. A AMIA é resultado da fusão sucessiva de diversas sociedades com objetivos similares, e é muito conhecida pelas suas publicações de alta qualidade, entre as quais as seguintes revistas: Journal of the Americal Medical Informatics Association (JAMIA), Computers in Biomedical Research, e M.D. Computing. Realiza, também, o maior congresso de Informática Médica do mundo, anualmente, o Symposium on Computers Application in Medical Care (SCAMC), com cerca de 3.000-4000 participantes.

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde foi fundada em 1986, durante o I Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, em Campinas, SP, e integrou-se à IMIA durante a minha gestão como presidente, em 1990. Possui atualmente cerca de 250 associados, e promove o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, tendo sido o último realizado em outubro de 1994, em Porto Alegre, RS. Por ser filiada à IMIA, distribui suas publicações, e tem também um boletim próprio, o SBIS Newsletter.

A IMIA estabeleceu também uma série de Grupos de Trabalho (veja quadro) e apoia um grande número de congressos especializados em várias áreas da Informática Médica, tais como estações de trabalho médicas, interpretação e análise de sinais biológicos, aplicações de computadores em países em desenvolvimento, temas organizacionais e gerenciais em Informática em Saúde, avanços em sistemas hospitalares, aplicações no ensino das ciências da saúde, Inteligência Artificial na Medicina, etc. Além disso, a IMIA tem uma série de publicações, entre as quais os anais de todos os MEDINFOs e congressos especializados (cerca de 15 volumes), publicados todos pela editora North-Holland/Elsevier Science Publishers. A IMIA publica também um boletim (IMIA Newsletter) e um Anuário (IMIA Yearbook).


Grupos de Trabalho da IMIA

  1. Ciência da Informação e Educação Médica
  2. Proteção de Dados em Sistemas de Informação em Saúde
  3. Informática em Atençao Primária à Saúde
  4. Codificação e Classificação em Assistência à Saúde
  5. Reconhecimento de Padrões Biomédicos
  6. Informática em Enfermagem
  7. Informática em Saúde para o Desenvolvimento
  8. istemas de Informação Hospitalar
  9. Informática em Odontologia

A presidente atual da IMIA é a Dra. Marion J. Ball, da Universidade de Maryland em Baltimore. O presidente eleito para a próxima gestão é o Prof. Otto Rienhoff, da Universidade Phillipps de Marburgo, Alemanha.

Listamos abaixo os nomes e endereços de várias associações de Informática aplicada à Saúde.


Voltar à HomePage Voltar ao Índice de Artigos Enviar email p/o Editor
Copyright (c) 1994,1995 Renato M.E. Sabbatini