Um Programa para Cálculo e Interpretação do Equilíbrio Ácido-Básico

Celso S. Nascimento e Renato G.G. Terzi


Revista Informédica 1(4): 11-14, 1993.


A correta interpretação dos dados de gasometria arterial por alterações do equilíbrio ácido-base e a capacidade de corrigir adequadamente estes desequilíbrios, são elementos essenciais em garantir o sucesso no tratamento de pacientes críticos. Como o número e a complexidade dos cálculos a serem realizados é relativamente grande e sujeito a diversos erros, considera-se atualmente que o uso de um programa de computador é essencial para evitar problemas como esses.

O programa aqui apresentado foi desenvolvido para microcomputadores de 16 bits, compatível com o sistema IBM-PC e sistema operacional MS-DOS. Foi utilizado o interpretador Microsoft BASICA para desenvolvimento do programa. A versão final foi compilada usando o compilador Turbo BASIC (Borland International, Inc.).

Inicialmente, o programa solicita dados sobre o paciente, como nome e número de registro, data de co-lheita, peso, etc. Baseada em equações convencionais, a diferença de base (DB) é calculada a partir da hemoglobina, pH e da pressão parcial de gás carbônico (pCO2) no sangue. A partir da combinação destes parâmetros foram identificadas 17 situações compatíveis de ocorrerem na clínica. As combinações indicam: 1) se há um desvio metabólico e/ou respiratório. 2) se o desvio é primário ou secundário. 3) se o desvio secundário é agravante ou compensador do desvio primário. Determinado o diagnóstico fisiológico, este é emitido na tela juntamente com os dados de entrada, pH, pCO2 e pO2 e os dados calculados (CO2 total, bicarbonato plasmático e DB do sangue). Para cada diagnóstico é possível chamar à tela ou emitir em relatórios na impressora os resultados obtidos. Sugere ainda, ajuste da ventilação alveolar nos desvios respiratórios ou a quantidade de bicarbonato de sódio ou cloreto de amônio a ser administrada nos desvios metabólicos de acordo com a equação de Mallengarrd & Astrup. Desde seu desenvolvimento, o programa tem sido utilizado com sucesso na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da UNICAMP.

Na listagem a seguir, as declarações numeradas de 570 a 730 devem ser digitadas em uma única linha. O programa-fonte e o objeto compilado estão disponíveis em disquete, para quem quiser evitar a digitação, no Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (Caixa Postal 6005, Campinas, SP 13081-970), através do Centro de Documentação em Informática Biomédica (N.E.: veja normas de aquisição na página 20 deste número).


Clique aqui para ver o código-fonte do programa


Referência


Voltar à HomePage Voltar ao Índice de Softwares Enviar email p/o Editor
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini