Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 3 Jan./Fev 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Resenha  

Telemedicine. Theory and Practice

 Rashid L. Bashshur; Jay H. Sanders e Gary W. Shannon, Charles C. Thomas, Springfiels, Illinois, 435 pag, 1997.  

A medicina dos anos 90 está testemunhando uma verdadeira revolução no campo da tecnologia da informação: a telemedicina. Esta tecnologia e suas implicações podem ser muito bem compreendidas no livro Telemedicine, que a apresenta não somente como uma abordagem tecnológica em medicina, mas como um sistema inovador que oferece uma solução efetiva e versátil para muitos problemas na assistência à saúde. Ele apresenta uma avaliação e discussão sobre a telemedicina nos anos 90.  

 O livro é subdividido em 5 seções com 15 capítulos, bibliografia, glossário e índice remissivo. As seções estão divididas em tópicos que, inicialmente situam o leitor no contexto da telemedicina, discutindo, entre outros aspectos, a importância da telemedicina no sistema de atenção à saúde (seção I - The Context of Telemedicine). A seguir os autores apresentam a tecnologia em si com breve explicações, dicas e comentários sobre todo o seu aparato tais como o funcionamento da câmara digital, como se faz a compressão de vídeo e a aquisição dessas imagens, quais são os dados a serem transmitidos em uma teleconferência, etc. (seção II - The Technology of Telemedicine). Na seção III (Clinical Applications of Telemedicine), são discutidas e apresentadas as aplicações da telemedicina no campo da radiologia (teleradiologia), patologia (telepatologia), atenção primária (telemedicina na atenção primária), dermatologia (teledermatologia), oncologia (teleoncologia) e psiquiatria (telepsiquiatria). A seção IV (Telemedicine Systems) trata, entre outros assuntos, dos sistemas em telemedicina nos países americanos e em sistemas militares. E, finalmente, a seção V (Telemedicine of the Future: A Pragmatic Speculation) faz especulações sobre o futuro da medicina, tanto a nível pragmático, prevendo-se o desenvolvimento e uso da tecnologia futura somente como uma extensão do presente, como a nível de um vasto potencial da era da informação afetando a assistência médica.  

O livro é muito bem organizado, com capítulos não muito extensos, bem escritos, claros e didáticos, embora tenha poucas fotos, diagramas e ilustrações. A informação é bastante atualizada tecnologicamente, mesmo sendo de 1997.  

Considero que este é um livro fundamental para todos aqueles que se interessam pelo tema e desejam implementar a telemedicina em suas instituições ou consultórios, tanto pela abordagem feita, como pelo respaldo dos autores (um deles Jay H. Sanders, é professor de medicina em Harvard e um dos pioneiros e atual presidente da American Telemedicine Association.)  

Veja outros livros sobre telemedicina e informática em saúde na Livraria Virtual
 

Topo  Silvia Helena Cardoso 


 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: