Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 2 Mar/Abr 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox 

Leia 

Revistas

 

Virtual Medical Worlds 

É uma revista eletrônica na WWW, versando sobre Telemedicina, Computação de Alto Desempenho e Redes, para leitores interessados em aplicações de ambientes médicos em computador. É produzida por uma equipe editorial composta de profissionais especializados em publicações, e por um conselho editorial com profissionais em telemedicina, envolvidos na prática diária e em pesquisa. Alguns dos temas abordados são: realidade virtual e projetos de reconstrução 3D utilizando programas computacionais, PET e o Visible Human.  

Informações: http://www.hoise.com/vmw/99/articles/  

Automação Hospitalar 

É uma revista impressa colorida, em português, da EAN Brasil, dirigida aos administradores, compradores e profissionais de informática que decidem investimentos de hospitais, laboratórios de análises clínicas, indústrias farmacêuticas, convênios médicos e farmácias de todo o Brasil na área de sistemas de identifcação e leitura automática e demais tecnologias relacionadas à modernização do setor de saúde. As seções são divididas em Tecnologia, onde geralmente são apresentados artigos sobre o tema, como por exemplo, softwares de gestão hospitalar; Agenda, apresentando os eventos mais recentes sobre informática médica; Notas, um pequeno espaço para novidades médicas reais e virtuais e carta de leitores, onde eles expressam não somente suas opiniões sobre a revista, mas também enviam perguntas à equipe; Congresso, uma página especialmente dedicada a um evento na área de saúde, com uma pequena resenha e detalhes sobre a programação do evento, e por fim, artigos especializados na área de saúde em um espaço a parte. 

Informações e assinaturas: Editora EAN Brasil, R. Cunha Gago, 412, 1o. andar, CEP 05421-001, São Paulo, SP, Telefax (011) 867-9067, Email: segmento@sol.com.br  


CD-ROMs 

Atlas 3D do Cérebro e do Crânio 

Voxel-Man Brain & Skull é um atlas resultante de um projeto de pesquisa investigando novas técnicas de processamento de imagens médicas, baseado no modelo de um "corpo virtual", e realizado na Universidade de Hamburgo, Alemanha, sob a direção do Prof. Höhne. Seu objetivo é proporcionar uma ferramenta ideal para ensinar e estudar anatomia e seus aspectos radiológicos. Apresenta as seguintes características: escolha ilimitada de visões, incluindo a visão estéreo e endoscópica; corte livre, permitindo simulação da dissecção ou cirurgia; simulação da imagem radiológica sem restrições para direção da visão ou orientação da lâmina; acesso imediato aos nomes, sistemática anatômica, descrições e histologia. A edição revisada inclui novas características como: seções transversais fotográficas do Projeto Visible Human; filmes gerados em Quicktime. O programa roda em um PC usando o sistema LINUX. Preço: US$ 995.  

Vendas e informações: Springer Verlag, Alemanha. E-mail: em-helpdesk@springer.de, Fax: +49-6221-487 364
http://www.springer.de/newmedia/medicine/voxel/voxel.htm
 


Livros 

Medicine Meets Virtual Reality - Art, Science, Technology: Healthcare [R]Evolution 

J.D. Westwood, H.M. Hoffman, D. Stredney e S. J. Weghorst, (Ed). Vol. 50, 1998  

Este livro, com os trabalhos apresentados no congresso Medicine Meets Virtual Reality (MMVR'97) endereça os avanços em computação e tecnologias de comunicação que garantem a promessa de uma verdadeira transformação da medicina. Ele mostra como a tecnologia de realidade virtual irá afetar o futuro da prática médica e cirúrgica através da melhora do acesso, qualidade, e continuidade da assistência, enquanto reduz o custo. Os contribuidores do livro são pesquisadores especialistas em todo o mundo e desenvolvedores no campo. Direcionados a médicos, cirurgiões, cientistas da informação, profissionais biomédicos, engenheiros biomecânicos, educadores, profissionais em robótica, especialistas em reabilitação, engenheiros e integradores de sistemas, psicoterapeutas e outros interessados nas aplicações da VR em Medicina.

Veja uma resenha do livro em: http://www.hoise.com/vmw/articles/LV-VM-05-98-21.html. 

Informações e vendas: IOS Press Inc., 5795-G Burke, Centre Parkway, Burke, VA 22015, USA. Fax (001 703) 323-3668, Email: iosbooks@ios press.com  ou http://www.iospress.nl/html/boek1108221902.html
 

Topo  Silvia Helena Cardoso  
Renato M.E. Sabbatini  


 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: