Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 1 Jan./Fev 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Resenha  

Editoração Eletrônica Científica

Benedito Barraviera. Editora Fundibio, 1997.  

Distribuir uma revista científica nacional com textos em inglês em disquetes: era uma idéia que poderia ser considerada no mínimo exótica pelo "establishment" dos editores científicos brasileiros, mas que foi levada a cabo com bastante sucesso pelo Prof. Benedito Barravieira, diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), da UNESP. A história deste projeto revolucionário e as ferramentas de editoração eletrônica utilizadas são os temas principais de "Editoração Eletrônica Científica - Apostando em Uma Nova Mídia".  

Embora o livro não esteja dividido logicamente em partes distintas, podemos estabelecer uma certa divisão de núcleos temáticos dentro do mesmo. Em um primeiro momento, Barravieira apresenta o histórico e os conceitos básicos envolvidos na comunicação, desde Gutenberg até a atual Internet, para embasar algumas propostas que colocará adiante. Em seguida, faz um histórico das publicações científicas, chegando até o atual momento, e onde descreve os processos de julgamento e padronização das normas de publicação dos trabalhos científicos. São introduzidos ainda os conceitos de multimídia, hipertexto e hipermídia, caracterizando alguns conceitos básicos da publicação eletrônica  

O segundo núcleo temático faz um relato histórico do surgimento e criação da revista eletrônica The Journal of Venomous Animals and Toxins, em 1995. Descreve o conceito de Toxinologia, a área de estudo abordada por Barravieira e pelo CEVAP, contextualizando a sua importância dentro do cenário científico mundial. Nesta parte, são descritas as principais dificuldades que um projeto de publicação eletrônica enfrenta para se tornar realidade, assim como as necessidades de material, infra-estrutura e recursos humanos necessários. Os conceitos e a argumentação introduzidas na primeira parte são utilizadas para justificar o lançamento da revista em meio eletrônico (primeiramente disquete, em seguida CD-ROM) e a utilização da lingua inglesa no texto da mesma.  

O último núcleo temático aborda as questões tecnológicas, analisando os sistemas de autoria em multimídia disponíveis no mercado, os sistemas de captura e digitalização de imagens, e de armazenamento da informação. Finalmente, o autor coloca algumas considerações para o futuro das publicações científicas, analisando o papel da Internet.  

O livro possui, assim, uma abrangência muito grande de temas que acaba influenciando negativamente a obra. Alguns dos tópicos acima são abordados de forma bastante vaga, sendo quase que irrelevantes em termos de informação e do texto como um todo. Do ponto de vista de análise técnica, também são analisadas somente as soluções tecnológicas empregadas no projeto relatado, sendo que uma grande variedade de tecnologias disponíveis não são sequer mencionadas. Deste modo, o livro funciona mais como relato histórico do que como um manual de publicação eletrônica como o título sugere ou como obra de revisão do tema.  

Por outro lado, o grande trunfo da obra reside em explicar claramente, em linguagem bastante didática, os processos envolvidos na publicação científica moderna, podendo ser uma boa leitura complementar para alunos de graduação ou que estejam iniciando sua carreira científica. Como o próprio Barravieira declarou recentemente para este autor, a publicação eletrônica talvez não seja nunca uma realidade para a comunidade científica de sua geração, porém trata-se de um meio que as novas gerações dominam de forma absoluta. Além disso, a obra ao apresentar uma proposta revolucionária contribui grandemente para o desenvolvimento das publicações eletrônicas, ao promover a reflexão sobre o seu uso, sua validade, seu futuro, principalmente dentro do contexto brasileiro, onde iniciativas semelhantes poderão intensificar e estabelecer de forma sólida a divulgação da produção científica nacional.  

O correio eletrônico do Professor Barravieira é benedito@fmb.unesp.br 
 

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual
 

Topo 

Marcelo Sabbatini 


 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: