Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 6 Nov/Dez 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Resenha  

Health, Information Society and Developing Countries 

M. Sosa-Iudicissa, J. Levett, S. Mandil e P.F. Beales (Eds.). Amsterdam, IOS Press, 487 pg., 1996.  

Este livro é um dos principais resultados de um estudo encomendado pelo Diretorado Geral XIII da Comunidade Européia (Telecomunicações, Mercado de Informação e Exploração dos Resultados), e que foi realizado por um grupo de cientistas da América Latina, África e Europa, sob a coordenação do Prof. Levett. A iniciativa, intitulada "EpiAim - Health, Epidemiology and Telematics", envolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS), que há muito tempo mantém um interesse nessas áreas. 

O volume contém cinco partes, cerca de 42 capítulos e 8 anexos, e seu objetivo principal é fazer um relato dos vários projetos atuais de informática e telemática na área da saúde em países em desenvolvimento. Eles são divididos inicialmente por região representada: América Latina e África. A terceira parte contém relatos de projetos predominantemente europeus, em vários países. A quarta parte descreve o contexto, objetivos e resultados preliminares do EpiAim, e a última contém uma descrição do projeto da OMS em telemática em doenças tropicais, como fruto de um workshop realizado sobre o tema.  

O Brasil está pouco representado no livro, apesar de ser o país com a área de informática médica mais desenvolvida e antiga da região: apenas um capítulo, sobre a BIREME (escrito sobre Abel Packer). Uma pena. Apesar do introdutor da nossa região no livro ser o Prof. Otto Rienhoff, atual presidente da IMIA (International Medical Informatics Association) e velho amigo do Brasil (onde esteve inúmeras vezes, sempre a convite), parece que os editores do livro desconhecem nossa realidade, ou não tiveram seus convites atendidos. 

O livro tem interesse para quem quiser ter uma idéia mais avançada da ampla gama de aplicações em andamento. Elas incluem: informática na educação em saúde, somulações, telemedicina, bioinformática, epidemiologia, sistemas de informação bibliográfica, informatização hospitalar, informática em saúde primária, e outros. A cobertura é restrita. no entanto, muitas áreas ficaram de fora, e existem alguns capítulos sem interesse, contendo descrições da situação de saúde neste ou naquele país. 

Embora útil, principalmente para os pesquisadores da área, o livro tende a ficar rapidamente obsoleto, devido à velocidade de surgimento de novos projetos, e à volatilidade política e financeira da região, que os liquida com velocidade igualmente surpreendente. No final do livro, uma lista de endereços e contatos tem grande utilidade para quem deseja penetrar na área.  

Uma referência ao livro, com a página de sumário dos capítulos pode ser consultada em http://www.ispo.cec.be/infosoc/health/00cover.html 

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Topo 
Renato M.E. Sabbatini 


 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: