Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

 Ant Prox 

internet 

DefNet 

http://www.montreal.com.br/defnet/oquee.htm 

O Defnet é um projeto brasileiro que visa a criação e a implantação de um serviço de informações através de um banco de dados, a ser utilizado por pais, parentes e amigos, profissionais e prestadores de serviços para pessoas portadoras de distúrbios de eficiência física e para os próprios deficientes. Este banco de dados busca prioritariamente a coleta e a difusão de informações acerca de paralisias cerebrais, tratando, porém, como importantes, os dados a respeito de outros distúrbios, incluindo instituições (nacionais e internacionais), novas formas de tratamento e prevenção, bibliografia especializada e dirigida para leigos, relação de escolas especializadas e mistas, realização de eventos, cursos e congressos, programações de lazer e cultura e também indicações para assistência social e jurídica. 

OdontoOnLine 

http://www.epub.org.br/odonto 

OdontOnLine é uma revista eletrônica produzida com o apoio do grupo e*pub do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, voltado para a divulgação de informação odontológica para leigos, sobre temas como: conscientização sobre a importância da higiene bucal; cáries e sua prevenção, alimentação adequada, técnicas de escovação e fio dental, a doença periodontal, odontologia para bebês, AIDS, doenças da cavidade bucal, prevenção, etc. 

MedReporter 

http://www.medreporter.com.br/index.htm 

Este é um site desenvolvido pelo já bem conhecido Medstudents e tem como objetivo divulgar notícias em medicina e saúde na Internet. Foi criado em outubro de 1997 e é atualizado mensalmente com uma média de 10 a 15 notícias em forma resumida. Desta forma, contém um acervo de páginas "linkadas" com títulos dos artigos científicos correspondentes. Além disso, ele conta com o "MedReporter Mail", onde os cadastrados recebem todos os domingos através do seu e-mail as notícias do MedReporter da semana. Apresenta também um mecanismo de busca por palavras-chaves para facilitar a busca pelas notícias. 

Veja também em Internet News No.1: Medstudents.

HealthFinder 

http://www.healthfinder.gov/news.htm 

Lançado em abril de 1997, é um site de informações sobre recursos na WWW em serviços humanos e de saúde nos EUA. Fornece publicações on-line selecionadas, base de dados e websites, grupos de auto-ajuda bem como as agências governamentais e organizações em fins lucrativos que produzem informações para o público. As informações existentes podem ajudar o usuário a escolher por si mesmo ou sua família as suas necessidades de serviços em saúde. O site apresenta uma sessão de notícias e anúncios atuais em texto, vídeo e audio, e uma seleção de revistas eletrônicas on-line, informações sobre eventos especiais, encontros nacionais, e outros. 

The Virtual Hospital 

http://www.vh.org/ 

O Hospital Virtual (HV) de Iowa é um dos mais importantes projetos de informação em ciências da saúde da Internet. Organiza e distribui textos multimídia, vídeo e audio-clipes, imagens e outros recursos, com ênfase nas informações de apoio à assistência ao paciente e à aprendizagem a distância (educação médica continuada) para médicos e outros profissionais de saúde. É atualizado continuamente desde 1994, quando foi fundado. Conta também com o Livro de Saúde de Iowa, com informação ao público em geral em uma variedade de temas em saúde, e respostas à questões de pacientes. As seções mais importantes incluem: Departamentos e Serviços Clínicos (informações sobre Hospital da Universidade); Informação para Pacientes (livros e brochuras educacionais para pacientes e famílias); Provedores de Cuidados de Saúde (textos multimídia, arquivos de ensino, simulação de pacientes e palestras, congressos, etc.); e Educação Continuada (cursos para profissionais). O HV inclui também o Hospital de Crianças de Iowa, com informações sobre pediatria e a seção "Beyond the Virtual Hospital", onde são apresentados outros institutos e escolas da Universidade, como a Biblioteca Hardin para Ciências da Saúde e links para outros recursos na Internet em ciências da saúde.O correspondente nacional se chama Hospital Virtual Brasileiro (http://www. hospvirt.org.br) e é mantido pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP. 

Topo  Silvia Helena Cardoso

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: