Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Curso de Graduação de Medicina

MD-412: Bioestatística para Medicina

Coordenador: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

Ementa

Variáveis e amostras em pesquisa médica. Probabilidade. Mecanismos de transmissão hereditária. Risco de recorrência de doenças hereditárias. Teste dos x2 e teste exato de Fisher. Análise de dados genealógicos. Comparação de dados clínicos entre grupos. Distribuição Normal. Teste t de Student. Análise da variância. Comparação de dados bioquímicos entre grupos. Regressão e correlação. Curvas de Crescimento. Curva padrão e testes de qualidade em análises laboratoriais. Coeficiente de Variação. Aplicações da informática à análise de dados de Medicina.

Metodologia de Ensino

O curso constará de atividades teóricas e práticas. As atividades teóricas constarão de aulas expositivas sobre os temas do curso e realização de exercícios propostos do livro-texto adotado, em grupos pequenos de alunos (ver bibliografia). As atividades práticas constarão de um exercício prático de uso de um programa de computador para cálculos estatísticos que será ensinado aos alunos e usado para análise de uma base de dados médicos real.

Atividades Práticas

Nesta parte do curso os alunos aprenderão a criar uma base de dados biométricos e individuais com a finalidade de realizar um conjunto de análises estatísticas básicas. Será usado o software EPI-INFO para DOS. O conjunto de dados foi previamente coletado através de fichas individuais. Os dados já digitados serão colocados à disposição dos alunos. Uma lista de exercícios será especificada pelo professor.

Dados para Análise

Os dados reais foram coletados e consistem de uma ficha de avaliação do parto, obtidos em cinco municípios na região de Campinas, em cerca de 200 pacientes.
Leia aqui a descrição da ficha de coleta de dados.


Copyright 1998 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, São Paulo, Brasil
Entre em contato se tiver interesse em implantar este curso em sua instituição
Voltar à lista de cursos