Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo
Universidade Estadual de Campinas 
Curso de Especialização em Jornalismo Científico

Fontes de Informação em Ciência e Tecnologia

Coordenador: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

 

Objetivo Geral

A disciplina tem como objetivo geral ensinar ao futuro divulgador científico todos os elementos relativos às fontes de informação primárias e secundárias disponiveis em Ciência e Tecnologia, como podem ser usadas profissionalmente, como acessá-las, e como organizar as informações assim adquiridas. 
 
Objetivos Específicos

Identificar ferramentas de busca de informação científica através de tradicionais e de novos meios de comunicação, incentivando sua utilização. Discutir os critérios (quantitativos e qualitativos) de seleção das fontes de informação. Apresentar modelos de organização da informação científica (bancos de dados, hipertexto, etc.). Organizar a informação adquirida para, referência, rápida localização e utilização. Identificar e discutir os principais problemas éticos e profissionais envolvidos nos acessos às fontes. 
 
Ementa

Conceito de fontes de informação. Histórico e evolução das publicações científicas e outras fontes de informação. Avaliação das fontes de informação existentes em C&T e sua adequação às necessidades dos jornalistas e divulgadores. A biblioteca e os índices. Utilização da Internet como ferramenta para o jornalista: os programas de busca, o WWW, correio eletrônico e sites nacionais e estrangeiros de C&T. O acesso às fontes. Fontes específicas em ciências exatas, tecnologia, ciências biológicas e médicas, etc. Como selecionar a informação. Avaliação da qualidade e a compreensão crítica da informação. Como organizar a informação acessada, noções de publicações eletrônicas. Problemas éticos e profissionais no acesso às fontes. 
 
Metodologia de Ensino

O curso constará das seguintes atividades: 

Carga Horária

Carga horária total de 21 horas, distribuidas em aulas semanais de 1,5 h.


Copyright 1998 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, São Paulo, Brasil
Entre em contato se tiver interesse em implantar este curso em sua instituição
Voltar à lista de cursos