8. Sites Médicos Profissionais

Voltar para o Índice

Com o grande crescimento da Web a partir de 1994/1995, bem como o crescimento exponencial no número de usuários, principalmente entre os médicos e outros profissionais de saúde, houve um interesse cada vez maior, que culminou a partir de 1999, na criação e manutenção de sites dedicados à informação profissional em medicina.

Atualmente, esse é um imenso setor, com dinâmica e modelos econômicos próprios, o qual foi denominado de e-Health, ou seja, a medicina e saúde através da Internet. Atualmente, são mais de mais de 40.000 sites de medicina e saúde em todo o mundo, e sua disponibilidade verdadeiramente está mudando a estrutura e a operação do setor, e a maneira como a medicina é praticada. Entre outras coisas para a qual você deve se preparar desde já, é a mudança no relacionamento médico-paciente, uma vez que os pacientes, cada vez mais, estão tendo acesso irrestrito à exatamente às mesmas informações profissionais que os médicos, no que pese tentativas fúteis de tornar exclusivo esse acesso.

Um termo que você deve ter ouvido falar freqüentemente é portal. Surgiram muitos portais médicos a partir de 1999, quando um ou dois portais nos EUA, como o DrKoop.com e o WebMD.com, causaram grande sensação nos setores empresariais, ao terem uma enorme valorização de suas ações na bolsa de valores.
E o que é um portal? Significa uma "porta de entrada" para um conjunto de informações e serviços especializados, tais como acesso à informação científica, serviços de conectividade (por exemplo, envio de faturas médicas para convênios médicos usando a Internet) e comércio eletrônico (compra e venda de bens e serviços através da Internet).

Existem vários tipos de portais médicos atualmente, e a maioria deles sempre tem alguma coisa de útil para oferecer para o médico que deseja se valer de algum desses serviços especializados:

 
A maior parte dos sites úteis e de qualidade, evidentemente, está nos EUA (mais de 90%), e é necessário
saber inglês para poder utilizá-los minimamente.


Medscape: Exemplo de Portal Médico Americano

O que pode ser achado em um portal profissional? Muita coisa.


ConnectMed: Exemplo de Portal Médico Brasileiro

Tudo isso está disponível gratuitamente? Em geral, uma boa parte. Tudo o que a maior parte dos portais comerciais solicita é o cadastramento, para acesso por senha, mas sem cobrar nada. Muitos portais também oferecem um serviço "premium" ou VIP, em que o médico, mediante pagamento de uma mensalidade, pode ter acesso a certas informações e serviços que não estão disponíveis para o usuário comum.

Como Achar?

A pergunta mais interessante que podemos fazer, portanto, é como achar esses sites, principalmente os que tem qualidade, atualizade e grande riqueza de informações. Como o número de sites é simplesmente enorme, e esse curso tem por objetivo ensinar você a localizá-los, vamos dar algumas dicas gerais sobre índices e guias úteis, e também dar ao final uma lista daqueles que julgamos imprescindíveis para figurar na lista de favoritos de todo médico.

No capítulo anterior, vimos como a principal fonte para links interessantes na área médica profissional são os catálogos especializados, como o Achoo!, Yahoo Health, WebMedPlus, Cadê Saúde, e assim por diante. Também comentamos sobre os metacatálogos, como o Hardin MD, que é um catálogo de catálogos por especialidade, doença, e assim por diante. Portanto, não vamos repetir aqui essas dicas.

Algumas dicas são importantes: são os "hot lists", ou listas de listas, onde podem ser encontradas hierarquias de sites. Por exemplo, um bom lugar para achar os endereços das sociedades médicas brasileiras é o portal da AMB. Para achar estatísticas de atendimento de saúde no Brasil, o DATASUS é site "campeão", pelo menos quanto à saúde pública (com relação ã saúde privada é mais dificil, mas tente os sites da ABRAMGE, da ABRASPE, as associações de medicina de grupo e auto-gestão, respectivamente, assim como o site da UNIMED. Em nível internacional e regional, os sites da OMS e da OPAS têm muita informação a respeito. Sites dos conselhos regionais de medicina são encontrados no site-mãe do CFM, todos os sites federais, estaduais e municipais podem ser encontrados no Portal de Saúde do Ministério.

Os sites de todas as indústrias farmacêuticas brasileiras são encontrados na ABIFARMA.

Grandes bases de imagens médicas podem ser achadas em sites comerciais, como MedCenter e ADAM, Ser Humano Visível, WebPath (Patologia), Internet Atlas of Dermatology, slides médicos gratuitos em MedSlides, imagens históricas na National Library of Medicine, e assim por diante.

Órgãos regulamentadores e do governo, como o CDC e a FDA (nos EUA) e a ANVISA, no Brasil, costumam ter informações difíceis de achar. Um enorme portal que dá acesso a um mundo gigantesco de informações sobre pesquisa médica nos EUA é o do National Institutes of Health. Aliás, muitos sites de saúde para leigos são tão completos que vale a pena conhecê-los. Bons exemplos são o Medline Plus e o HealthFinder, do governo americano (coletâneas de documentos de alta credibilidade e qualidade, produzidos nos EUA), e, no Brasil, as revistas de saúde da UNICAMP (Saúde & Vida On-Line, Cérebro & Mente e NutriWeb), no portal do Hospital Virtual Brasileiro.

Uma grande coletânea de provas de concurso médico pode ser achada no MedStudents, um site
especializado voltado para estudantes de medicina e médicos jovens.

E assim por diante...

Uma Lista Selecionada de Sites Médicos

A.D.A.M.: http://www.adam.com/
American College of Physicians http://www.acp.org/
American Medical Association http://www.ama-assn.org/
American Medical Informatics Association http://www.amia.org/
Associação Brasileira de Empresas de Medicina de Grupo: http://www.abramge.com.br
Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas: http://www.abifarma.com.br
ABRASPE: http://www.abraspe.org.br
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): http://www.anvisa.gov.br
Associação Médica Brasileira http://www.amb.org.br/
Associação Paulista de Medicina: http://www.apm.org.br
Bibliomed: http://www.bibliomed.com.br
BioMedNet: http://www.biomednet.com
Biblioteca Virtual da Saúde da BIREME http://www.bireme.br/
Bibliotecas Virtuais do CNPq/Prossiga: http://www.prossiga.cnpq.br
Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde:
Centers for Disease Control and Prevention (CDC): http://www.cdc.gov
ConnectMed: http://www.connectmed.com.br
Conselho Federal de Medicina: http://www.cfm.org.br
DATASUS: http://www.datasus.gov.br
Emedicine: http://www.emedicine.com
Espaço Real Médico: http://www.real.com.br/medicos
Foods and Drugs Administration: http://www.fda.gov
Fundação Oswaldo Cruz: http://www.fiocruz.br
Health Finder: http://www.healthfinder.org
Hospital Virtual Brasileiro: http://www.hospvirt.org.br/
Hospital Virtual dos EUA: http://www.vh.org/
Instituto Edumed: http:/www.edumed.net
InteliHealth: http://www.intelihealth.com/
MDConsult: http://www.mdconsult.com
Medcenter: http://www.medcenter.com.br
MEDEM: http://www.medem.com
Medical Matrix: http://www.medmatrix.org/
Medline Plus: http://www.medlineplus.gov
MedScape: http://www.medscape.com/
MedSlides: http://www.medslides.com
MedStudents: http://www.medstudents.com.br/
MedWeb Plus: http://www.medwebplus.com/
Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br
National Institutes of Health (USA): http://www.nih.gov
National Library of Medicine http://www.nlm.nih.gov/
Organização Mundial da Saúde: http://www.who.org
Organização Panamericana da Saúde: http://www.paho.org
Salutia http://www.salutia.com.br
Ser Humano Visível: http://www.vhd.org.br/
UNIMED: http://www.unimed.com.br
WebMD: http://www.webmd.com
WebPath http://www-medlib.med.utah.edu/WebPath/webpath.html
WebMedLit: http://www.webmedlit.com/


Exercício 8.1

Levante as estatísticas exatas de atendimento no Brasil para as seguintes categorias:  
a. Quantos hospitais públicos existem atualmente na região Nordeste? 
b. Qual foi o número de procedimentos pagos pelo SUS em obstetrícia no Estado de São Paulo em 1999? 
Além de enviar as respostas ao professor por email, descreva sucintamente que endereço usou e que estratégias de busca foram utilizadas no site, para chegar a esse resultado. 

Exercicio 8.2

Onde se pode achar os regulamentos e a bibliografia da próxima prova de título de especialista em Medicina do Trabalho? Envie ao professor sua estratégia de busca e resultados (endereços achados). Descubra essa informação navegando pelos sites indicados. Depois use um mecanismo de busca como o Google, e compare os resultados obtidos. 

Resposta: 
Entrar na Associação Médica Brasileira (www.amb.org.br). Procurar os endereços das sociedades especializadas. Procurar a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Clicar no link (www.anamt.org.br). Procurar item sobre prova para título de especialista. 

Exercício 8.3

Descubra trabalhos sobre avanços terapêuticos na diabetes tipo II em pelo menos cinco sites médicos profissionais distintos (brasileiros e/ou americanos). Esses trabalhos devem ser achados através de navegação em sites recomendados, ou seja, não utilize mecanismos de busca por palavras-chave. Dê os endereços dos artigos, em que sites foram achados, e como você achou esse sites (estratégia de busca), Finalmente avalie sucintamente qual é a sua estimativa sobre a sua qualidade.desses artigos.