O progresso inexorável das ciências médicas traz um grande problema para o médico: o excesso de informação científica e clínica, e com isso a obsolescência acelerada dos conhecimentos que ele aquiriu ao longo de sua vida acadêmica. Assim, o médico tem a necessidade de continuar a aprender por toda a vida, sem o que ele se torna um profissional de qualidade inferior. Em alguns paises, como nos EUA, o médico é obrigado a renovar periodicamente o seu título, através da créditos de educação continuada. Trata-se da recertificação médica, que também está chegando no Brasil, através de várias sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB). Mesmo nos países onde isto não é obrigatório, é cada vez maior o número de empregadores que exigem demonstração disso no currículo dos candidatos a postos médicos.
A educação médica continuada é o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão.
O aperfeiçoamento contínuo do médico e de outros profissionais de saúde envolve sua participação em várias atividades de aprendizado ao longo de sua vida, como reciclagem, atualização, capacitação e treinamento técnico e educação pós-graduada (cursos de extensão universitária, especialização, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu, etc.)
O médico competente deve ser capaz de uma grande autonomia na definição de seus objetivos educacionais na carreira e na realização de atividades que permitam implementá-las. Por isso, o auto-didatismo é extremamente importante, pois independe de tempo ou espaço, podendo ser acomodado entre as atividades diárias do profissional.
A Internet representa uma excelente oportunidade de auto-aprendizado, através de numerosos sites, que substituem, em grande parte, os meios tradicionais usados para disponibilizar a EMC, como as bibliotecas e os programas de auto-estudo fornecidos por empresas e universidades, que usam materiais impressos, CD-ROMs, e até muitos tipos de cursos presenciais
Onde existem cursos de EMC para quem está interessado? São muitas alternativas de acesso. Existe uma grande diversidade de cursos de EMC à distância na Internet. Eles vão desde cursos curtos, que exigem 3 a 4 horas de dedicação para serem completados e avaliados, até cursos de pós-graduação completos, com especialização, mestrado e até doutorado. O grau de profundidade e de qualidade varia muito, também.
Exemplo de site de EMC americano (CMEweb)
Já existem várias universidades virtuais no Brasil, algumas delas são consórcios de universidades reais, como a UVB e a UniRede, outras são versões virtuais de universidades reais, como a UNIFESP Virtual, a UniVir e a UNB Virtual. Outras ainda são "universidades" puramente virtuais, como é o caso da UV, ou corporativas, como é o caso da Universidade UNIMED. As universidades "oficiais" oferecem geralmente certificados reconhecidos pelas instituições, e, em alguns casos, pelo MEC. Outro bom exemplo de excelentes cursos a distância é a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), principalmente na área de saúde pública. No Brasil também surgiram, desde o início do ano 2000, vários sites profissionais novos, criados por empresas, como Bibliomed, WebSchool, ConnectMed e MedCenter, todos oferecendo cursos a distância. A empresa Conexão Médica é especializada em educação médica continuada através de TV via satélite, mas também tem um site bastante rico.
Curso a distância da Escola Nacional de Saúde Pública
Um desenvolvimento recente, bastante interessante, é o Consórcio Edumed para Educação a Distância em Medicina e Saúde, que reúne um número de faculdades de medicina e associações médicas, voltadas à geração e disseminação de conteúdo educacional em vários níveis, principalmente em EMC. Desenvolveu um sistema de educação médica continuada baseada em créditos, ministrado através da Web e já oferece vários cursos nas modalidades definidas acima.
Exemplo de curso on-line de atualização científica (Instituto Edumed)
Para que o médico faça o seu auto-estudo e auto-aprendizado regularmente existem muitos sites nacionais e internacionais dedicados ao provimento de informações profissionais de vários tipos e a cursos on-line. Os melhores sites são sempre muito ricos em conteúdo de alta qualidade, e são apoiados por instituições de renome. Entre os melhores sites americanos temos o Medscape, o Intelihealth Professional Network (mantido pela Harvard Medical School), o Medem (da American Medical Association), o Scientific American Medicine (SAMED), o MDConsult, o CMEweb, . Outro "site" muito bem feito é o HELIX. Tem muitos cursos de EMC para medicina, enfermagem e farmácia, revistas eletrônicas, seminários científicos on-line, etc. Cheque também o Virtual Lecture Hall e o HCN, sites muito completos e com centenas de cursos.
Existem na Internet vários localizadores de cursos de EMC: o maior deles é disponibilizado pela American Medical Association. Outros são o SearchCME, o CMESearch e o Current CME Reviews. No Brasil não existe ainda um localizador deste tipo, mas uma boa dica é você assinar o boletim eletrônico Edumed News, para ficar a par do que está sendo oferecido mensalmente.
A maioria dos cursos de EMC pela Web funciona de maneira semelhante. Os cursos são implementados e disponibilizados através de um ambiente de gerenciamento do ensino e aprendizado, que contém todos os recursos necessários para o aluno estudar, interagir com os professores, fazer provas e exames, etc. Além disso, normalmente esses sites contém informação preliminar sobre os cursos (ementa) e formulário de inscrição on-line. Os recursos pedagógicos podem ser:
Experimente inscrever-se em no curso de atualização científica
em Cardiologia, Clínica Médica ou Medicina do Trabalho do Instituto Edumed, para ver como é.
A participação é gratuita.
Exercício 12.1Utilizando um dos sites de educação médica continuada explicados acima, localize um curso gratuito de atualização científica em clínica médica no Brasil. Inscreva-se no site e familiarize-se com os recursos disponíveis no site. Envie para o professor uma breve descrição das características desse curso. Debate 12.1Você acha que o aproveitamento do aprendizado é o mesmo em um curso presencial e em um curso a distância? Em sua opinião, os cursos a distância substituirão a maioria dos cursos presenciais médicos no futuro? Justifique sua resposta. |